1º Mamaço fechou pragramação do Agosto Dourado - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
07 de Agosto de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale



1º Mamaço fechou pragramação do Agosto Dourado

31/08/2017 22:52

Um evento cheio de amor, carinho e afeto. Assim, foi a primeira edição do Mamaço realizado na tarde desta quinta-feira (31), em Gaspar.

A Praça Getúlio Vargas, no Centro, ficou lotada de mamães, bebês, profissionais da saúde e a comunidade. A ação fechou as atividades realizadas durante o “Agosto Dourado”, mês de incentivo ao aleitamento materno.

Os participantes puderam contar com música, varal de fotografias das mães amamentando os filhos, exposição de cartazes com frases motivacionais, além de uma roda de conversa.

O bate-papo foi conduzido pela coordenadora do Banco de Leite Humano de Blumenau, Elisabeth Kuehn de Souza, profissionais das Especialidades Médicas, da Saúde da Mulher, da Educação Permanente, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e das Estratégias de Saúde da Família de Gaspar.

“O mamaço é de extrema importância para a mudança de cultura, de vida e experiências. Neste evento as crianças e até mesmo a comunidade aprendem intrinsecamente que amamentar é um ato natural, de amor e que o leite da mãe é o melhor alimento para os pequenos,” reforça a coordenadora do Banco de Leite Humano, Elisabeth Kuehn de Souza.

Uma das mães que participou do mamaço é a dona de casa, Viviane Lima Santos de Moraes, para ela a amamentar é sinônimo de amor. “Minha filha está com três anos e desde o nascimento até hoje ela continua mamando. Recebi muito apoio do meu marido que me incentivava a amamentar nossa filha. Hoje estou grávida de cinco meses esperando o bebê que também crescerá forte e saudável alimentado através do meu leite,” afirma a mãe.

Desde 1º de janeiro até 31 de julho deste ano, mais de 540 gestantes foram cadastradas no município conforme o Sistema de Monitoramento e Avaliação do pré-natal, parto, puerpério e criança (SISPRENATAL). Neste mesmo período, nasceram mais de 500 crianças residentes na cidade, de acordo com o Sistema Nacional sobre Nascidos Vivos (SINASC).

“Este com certeza é apenas o primeiro de muitos mamaços que serão realizados em Gaspar. A ação fecha com chave de ouro o Agosto Dourado. Durante 31 dias incentivamos as nossas mamães a alimentarem os pequenos apenas com o leite materno. Agora, nossa missão, é continuar este trabalho  durante todo o ano. Afinal, é um direito da mãe amamentar e todos devem estar cientes deste ato de amor,” avalia a secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini.

Reportagem Jean Carlo:

 

O mamaço contou com a participação de 25 gestantes e puérperas. As fotos do evento estão publicadas na página da Prefeitura Municipal de Gaspar.

    

Amamentação

O aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem outras fontes de líquidos ou sólidos, contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento da criança até os seis meses de vida.  Como complemento, ele continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida ou mais. Iniciar alimentos complementares antes de seis meses de idade não é recomendado, pois pode causar prejuízos à saúde da criança e da mãe.

O leite materno pode melhorar a resistência da criança e evitar infecções respiratórias, reduzir riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, obesidade e dislipidemia. Além disso, há evidencias científicas que comprovam a contribuição no melhor desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

Em todo o mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas exclusivamente conforme as recomendações de entidades como a Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e outras, que é o aleitamento materno exclusivo e em livre demanda até o sexto mês de vida. Há uma meta global a ser atingida até 2025, que é de pelo menos 50% dos lactentes receberem o aleitamento materno. Porém, para que isso aconteça são necessários esforços de mulheres, homens, sociedade e todos que possam contribuir. Garantir o direito à amamentação é responsabilidade de todos!

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD