72% dos Pais e responsáveis aceitam o retorno das aulas semipresenciais - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
17 de Setembro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...

Ouça Agora

CIRO NO RADIO

11:15h

CIRO NO RADIO

Na sequência

Encontro com as Comunidades

11:45h

Encontro com as Co...



72% dos Pais e responsáveis aceitam o retorno das aulas semipresenciais

03/02/2021 09:04

O ano letivo em Gaspar inicia no dia 8 de fevereiro. Após o preenchimento do questionário sobre a volta às aulas, ficou constatado que 72% dos pais e responsáveis pretendem enviar os alunos para as atividades semipresenciais. Cerca de 28% dos pais que responderam o questionário optaram pelo ensino remoto. Foram 6.817 respostas.

Para os responsáveis que não conseguiram acessar o questionário, a Secretaria de Educação, por meio das instituições escolares, está entrando em contato. Essa medida se faz necessária porque todos os alunos que optarem pelo ensino semipresencial, deverão comparecer na unidade com termos de responsabilidade, devidamente autorizada pelo responsável.

Devido a pandemia, as aulas serão semipresenciais e remotas. No dia 8 de fevereiro, as turmas de 4 a 6 anos e Ensino Fundamental (1º a 9º ano) retomam as atividades. Para crianças de 0 a 3 anos, o retorno de aulas semipresenciais será em março.

O atendimento semipresencial será com alternância de grupos de alunos, intercalando com atividades remotas, sendo que uma semana o aluno fica em sala de aula e outra semana fica em casa com atividades não presenciais, enquanto outro grupo faz o inverso. De acordo com a Secretaria de Educação, os grupos serão formados em ordem alfabética, de acordo com o nome de cada aluno. O cronograma dos dias dos grupos de estudantes que participarão das atividades na Unidade Escolar (presencial) e remota será encaminhado aos pais e/ou responsáveis pelas Unidades de Ensino, antes do início do ano letivo por meio do contato cadastrado no questionário.

Todas as Unidades Escolares estarão adaptadas de acordo com as normas vigentes para atender os estudantes com segurança, como determina a legislação. As salas terão distanciamento social, será disponibilizado álcool 70%, o uso de máscara é obrigatório.

De acordo com o secretário interino da educação, Jorge Pereira, a volta às aulas será segura. “Estamos trabalhando para fazer com que o retorno das aulas aconteça de forma mais segura e tranquila possível, para nossos alunos, professores e servidores da educação. É nosso dever garantir os cuidados sanitários e pedagógicos para o retorno das aulas”, destaca.

Para auxiliar nas atividades semipresenciais e remotas, a Secretaria de Educação terá grupos de professores multidisciplinares responsáveis exclusivamente pela atividades não presenciais. Plataformas e ferramentas tecnológicas, como os chromebooks e a plataforma Google For Education, auxiliam o processo pedagógico.

O transporte escolar também atenderá medidas sanitárias de segurança. Os ônibus terão capacidade máxima de 50%, monitores garantirão que as crianças sigam as medidas como higienização das mãos e uso de máscara, entrou outras medidas. As salas de aula terão capacidade também de 50%, carteiras com distanciamento, tapetes para higienização de calçados, dispenser de álcool gel e todo o apoio necessário. Também será aferida a temperatura de alunos e servidores e a manipulação de alimentos terá cuidados de higienização redobrados.

As aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020 em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Durante o ano, os alunos receberam conteúdos de forma digital e impresso.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD