Alunos são formados no Programa Agente Mirim da Defesa Civil - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
13 de Dezembro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Programa  A Tarde é Nossa

13:00h

Programa A Tarde ...

Ouça Agora

SHOW DE BANDAS

14:00h

SHOW DE BANDAS

Na sequência

ARENA SERTANEJA

15:00h

ARENA SERTANEJA



Alunos são formados no Programa Agente Mirim da Defesa Civil

04/11/2019 09:39

Alunos de seis escolas integram a equipe de Agentes Mirins da Defesa Civil de Gaspar. A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência da Defesa Civil e Secretaria de Educação, promoveu nesta quinta-feira, dia 31, a formatura do Projeto Agente Mirim. Foram 18 alunos dos sextos anos que participaram do programa, que está em sua segunda edição. Mais de cinquenta pessoas estiveram presentes na formatura que contou com uma apresentação do projeto para os pais, responsáveis e comunidad. Foi realizada também a entrega de uma placa feita pela Defesa Civil de Santa Catarina às escolas participantes e um certificado para os alunos. Durante o curso, os alunos aprenderam as noções de primeiros socorros, percepção e gestão de risco, noções de meio ambiente, entre outras atividades teóricas nos cinco encontros realizados aos sábados, das 8h às 12h. Além disso, os alunos realizaram visitas a empresas e órgãos públicos como o Corpo de Bombeiros de Blumenau, em que os alunos conseguiram conhecer os equipamentos utilizados.

Também foi realizada uma ação onde a equipe visitou algumas áreas degradadas de Gaspar, verificando locais de acúmulo de lixo e proliferação de animais. Nesses locais foi feito mutirão de limpeza do local com a ajuda do Samae e os alunos plantaram mudas na área para recuperá-la.

Os alunos também visitaram a empresa Rio Vivo, em Brusque, e a Defesa Civil de Santa Catarina, em Florianópolis, onde puderam observar as tecnologias e interagir com equipamentos como mesa 3D que simulam relevo e situações de cheias, sustentabilidade e tratamento de água e outras ferramentas que aguçaram a curiosidade dos adolescentes.

Para o superintendente de Defesa Civil, Evandro de Mello do Amaral, o objetivo é despertar no adolescente a percepção de risco e preparar as pessoas. “Queremos gerar resiliência nas pessoas, que elas saibam se defender e também ter cuidados com o meio ambiente, respeitar a natureza e gerar mais respeito e disciplina nas crianças”, comenta.

O Agente Mirim foi lançado no município em 2018, com um projeto piloto em um escola do município. Neste ano, as escolas Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss, Fernandino Dagnoni, Luiz Franzói, Norma Mônica Sabel, Zenaide Schmitt Costa e Vitorino Anacleto Cardoso participaram do projeto Defesa Civil na Escola e posteriormente do Agente Mirim, que seleciona dois alunos de cada instituição.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD