Ana Russi lança Livro sobre infâncias e cosmologias afro-brasileiras - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
17 de Janeiro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale



Ana Russi lança Livro sobre infâncias e cosmologias afro-brasileiras

24/11/2020 23:03

Cartografias brincantes: infâncias no Batuque jeje-ijexá, livro de autoria de Ana Russi será lançado em 2020. O lançamento acontecerá através de quatro eventos digitais.

A obra resulta de uma pesquisa em nível de mestrado, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, e teve como objetivo geral cartografar as infâncias presentes em um terreiro de Batuque jeje-ijexá, localizado em Florianópolis/SC. A pesquisa deu-se a partir das experiências da autora com as crianças participantes da casa de Batuque Ilé Àsé Ojì??? If?? e com as crianças que habitam a Servidão Unidos – rua onde se localiza o referido terreiro.

Ana Russi é educadora, brincante, musicista, umbandista e candomblecista. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2018). Graduada em Licenciatura Plena em Artes com Habilitação em Música pela FURB – Universidade Regional de Blumenau (2010). Agraciada com o Prêmio Nacional Itaú Cultural – Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013. Pesquisadora dos temas: educação, cosmologias afro-brasileiras; ética; crianças e infâncias; artes e culturas populares. Integrante da coletiva Venta-Rua, com a qual atua em Santa Catarina, oferecendo formações e consultorias focadas nos eixos Educação, Sustentabilidade e Cultura; da Rede de Articulação Psicologia e Povos da Terra; e do Fórum das Religiões de Matriz Africana de Florianópolis e Região.

A obra será publicada através de parceria cultural com a editora Traços & Capturas, conta com ilustração de capa realizada pelo artista Bruno Barbi, com editoração de Aline Assumpção, produção cultural de Josi Lahorgue e produção dos eventos de Zanza França.

A publicação foi possível através de Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes Populares – Edição 2019.

O primeiro evento de lançamento do livro acontecerá no dia 25/11/2020, às 19 horas e contará com a presença da autora Ana Russi que conversará com a artista Natele Peter e Vanda Pinedo.

O evento iniciará com a performance teatral “Estrutura” de Natele, que questiona a situação de corpos negres no Brasil durante a pandemia causada pela COVID-19, aborda temas como: desigualdade social, violência, descaso e morte. A mediação do evento contará com a participação de Zanza França, atriz e produtora cultural.

Vanda Pinedo é militante do Movimento Unificado Negro de Santa Catarina e integrante do Fórum de Religiões de Matriz Africana de Florianópolis e Região e nos contará um pouco sobre os desafios de exercer a militância pelas cosmologias afro-brasileiras na Grande Florianópolis.

O evento será transmitido através da página de Facebook: @cartografias.infancias.batuque.

A Escritora Ana Russi conversou com nossa reportagem e deu detalhes sobre o seu  projeto.

Reportagem: Gil Dias 

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD