Aniversário de Lidia muita alegria no Cristo Rei - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
23 de Janeiro de 2017

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

MUSICAL

05:00h

MUSICAL

Ouça Agora

Panorama Agricola

05:45h

Panorama Agricola

Na sequência


Classificados

VENDE-SE

vendo maquina de costura...

ALUGA-SE

Alugo Apto no Bela Vista...

ALUGA-SE

Alugo kitinete no Bela Vista...

+ Anúncios Classificados

Histórico de Imagens

Histórico de Imagens

Fotos e Eventos



Aniversário de Lidia muita alegria no Cristo Rei

18/08/2013 22:35

O aniversário de dona Lidia Zancanella Tomio, foi comemorado em grande estilo no Salão Cristo Rei, contando com a presença de mais de 300 pessoas.

Nosso repórter Jota Aguiar presente, conversou inicialmente com Cesário Moreto amigo de dona Lidia. Confira.

Mais fotos: Click aqui

Acompanhe o Cerimonial

Lidia Zancanella Tomio, nasceu no dia 14 de Julho de 1937, no bairro gasparinho, filha de João e Margarida Zancanela, ela teve uma infância já com muitas responsabilidades, aos sete anos, ainda menina já demonstrou determinação, quando iniciou seu primeiro trabalho.

Dona Lidia cuidava de crianças na residência de seu irmão Antonio, assim ela aprendeu desde cedo a importância de valorizar a família e o trabalho.

É claro que a história dela não se resume a estas pequenas palavras.

Ela quando criança lembra bem que cuidou do respeitável empresário gasparense Chico Graciola e seus irmãos, o qual hoje, por Dona Lidia tem o maior carinho, muitas vezes dizem que ela  é uma Graciola de coração.

Confesso a vocês, quando conversei com esta simpática senhora em seu olhar pude notar a alegria de relembrar o passado com muito orgulho e a certeza de que cada momento valeu apena.

Em 1956 Dona Lidia conhecia o primeiro amor de sua vida, o senhor Alfredo Tomio, o homem a que após um ano e meio de namoro  disse Sim no  altar da igreja São Pedro Apostolo, um casamento que durou por quase 30 anos, com muita luta e dedicação, dona Lidia e seu Alfredo constituíram família, nasceu o primeiro filho Vicente, logo após nascia seu irmão Gervasio, o mais inusitado para a época é que o terceiro filho veio somente após dez anos, nascia então, Eloi Tomoi, e após três filhos homens, nasceu então a caçula Osmarina, que vinha para encher de amor o lar da família tomio.

A vida não foi fácil para a família, entre altos e baixos sempre prevaleceu o respeito e a educação, tornando a família Tomio um exemplo a ser seguido, o pai Alfredo tinha uma olaria que mantinha o sustento da família, excelente vendedor como era, mesmo em tempos difíceis, fazia o negócio prosperar, quando o filho homem mais novo, Elói tinha 15 anos, um chamado de Deus parecia mudar o rumo da história, era hora de seu pai Alfredo repousar na eternidade, foi um momento triste para a família,

Mais o exemplo do bom Alfredo, a força e dedicação de Lidia e o empreendedorismo dos filhos fez com que a vida seguisse seu rumo, Vicente ficou no lugar do pai, enfrentava dificuldades, porque os clientes sentiam a necessidade de negociar com Seu Alfredo que já havia falecido.

É neste momento que a vida da família tomio começa a seguir outro caminho.

Um ano depois, já com 16 anos, Eloi foi trabalhar na cidade grande, como era dito, lá trabalhou para Chico Graciola em uma lanchonete, então em uma conversa com a família, claro sempre ouvindo a voz da mãe Lidia, surgiu a ideia de montar o próprio negocio, foi nesse momento que o pulso firme dela, e a educação dada aos seus filhos se puseram em prática, começava um negócio familiar, a lanchonete Tomio.

Um plano arriscado para quem veio do interior, montar uma lanchonete no centro de Gaspar, tempos difíceis, lembra dona Lidia, mas necessários para que a família prospera se unida, dona Lidia era a cozinheira, Osmarina na copa, Eloi trabalhando como garçom e Vicente no caixa, assim deram sequencia ao projeto.

Gervasio permaneceu ainda um tempo na Olaria.

Lembra ela com orgulho que fazia chuva ou sol, todos os dias, lá vinha a família tomio, em cima de uma carroceria de um caminhão, para mais uma jornada de trabalho.

É nesses momentos difíceis que se descobre o verdadeiro empreendedor, a matriarca resolveu então alugar uma casa no centro de Gaspar para facilitar a vida da família.

Um ato corajoso que deu certo! Mais tarde, Dona Gertrudes Poffo, dona do imóvel, coloca ele a venda, este é o momento de dar mais um passo importante na vida da família Tomio, com coragem e apoio do funcionário da caixa econômica Julio Joel da Costa e o respeito que este nome já tinha, realizaram dois financiamentos adquirindo assim o primeiro imóvel.

Então amigos, nesta noite em que comemoramos os 76 anos de dona Lidia, comemoramos também a vitória de uma família, que teve a sorte, de ter sempre a frente esta guerreira, a qual podem com muito orgulho chamar de mãe.

Hoje são empresários bem sucedidos e respeitados em Gaspar.

Então Dona Lidia sua história foi escrita com amor suor e dedicação mais ainda não terminou, receba com muito carinho, o agradecimento de todos os seus familiares e amigos, que neste instante agradecem a Deus por poder nos dar a oportunidade de conhece La e aprender como deve se valorizar cada minuto de nossas vidas. 

 

Todos os direitos reservados © 2017

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD