ANP e Fatma vistoriam refinaria de São Francisco do Sul no Norte - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
18 de Abril de 2024

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Panorama Agricola(Reprise)

05:45h

Panorama Agricola(...

Ouça Agora

Sentinela da Manhã

06:05h

Sentinela da Manhã

Na sequência



ANP e Fatma vistoriam refinaria de São Francisco do Sul no Norte

28/06/2017 16:32

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) vistoriaram no início da tarde desta terça-feira (27) uma refinaria de São Francisco do Sul, no Norte catarinense. A suspeita da Polícia Civil é que o estabelecimento usou petróleo furtado de um duto que passa por Itapoá, no Litoral Norte do estado, onde foi identificado um vazamento no final de maio.

O G1 tentou contato com a refinaria Ilhéu Reciclagem de Resíduos de Óleo, mas não obteve êxito até a publicação desta notícia.

Segundo a ANP, técnicos da agência coletaram amostras que serão analisadas em laboratório. Também pediram documentos para entender qual a atividade desenvolvida pela empresa. A Fatma informou que, como havia dado uma licença para a refinaria, enviou dois técnicos na tarde desta terça ao local. Porém, até a publicação desta notícia, não havia dados sobre como foi a atuação da fundação na empresa.

A refinaria tinha licenças da Fatma para operar apenas com resíduos de óleo reciclados, mas estava usando também material que não havia passado por esse processo, de acordo com a Polícia Civil.

Prisão de proprietário

Segundo o delegado Marcel Oliveira, o proprietário da refinaria foi preso na sexta (23), pagou R$ 10 mil de fiança e foi liberado para responder o caso em liberdade. "Pelo resultado das amostras preliminares, não é possível confirmar se o material é de fato do duto, mas é constatado que operava irregularmente", disse Oliveira.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já tinha embargado a fábrica e aplicado três multas, que somadas passam de R$ 110 mil.

Fonte: G1 Santa Catarina
Link de origem
Revisão e responsabilidade do site

Todos os direitos reservados © 2024

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD