Aplicativo que detecta radiação de celular chega ao Android - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
29 de Março de 2024

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Panorama Agricola(Reprise)

05:45h

Panorama Agricola(...

Ouça Agora

Sentinela da Manhã

06:05h

Sentinela da Manhã

Na sequência



Aplicativo que detecta radiação de celular chega ao Android

Depois dos smartphones BlackBerry, é a vez dos aparelhos que rodam Android receberem o aplicativo capaz de detectar a radiação emitida pelos celulares. Nesta segunda-feira, 27/09, a empresa israelense Tawkon informou que seu software já está disponível para os aparelhos que rodam o sistema operacional da Google e que a ideia não é assustar os consumidores, mas sim informá-los sobre a quantidade de radiação a que estão expostos.  

Por meio da tecnologia RRI (Indicação em Tempo Real de Radiação), a  Tawkon coleta e analisa os níveis SAR (taxa de absorção específica) do celular, além de cobertura de rede, localização, condições do ambiente e uso do aparelho. A RRI utiliza também funções especiais de smartphones, como GPS, acelerômetro, sensores de proximidade e outros para ajudar a minimizar a exposição à radiação durante o uso.

Assim, se a taxa de radiação durante a ligação estiver alta, o aplicativo emite um alerta ao usuário, para que ele coloque um fone de ouvido ou vá para um local de menor radiação.

Além do aplicativo, a Tawkon anunciou também que está usando informações enviadas pelos próprios usuários para fazer um mapa de radiação, desenvolvido no Google Maps, e disponível para todos os internautas. Com base no uso individual, o aplicativo também oferece informações sobre onde a radiação é menor em uma casa ou escritório, por exemplo,  e fornece estatísticas da quantidade de radiação que o usuário foi exposto durante a última chamada, dia, semana, mês ou últimos seis meses.

Embora existam vários estudos sobre isso, os cientistas ainda desconhecem os efeitos que a radiação tem na saúde. Enquanto alguns estudos sugerem uma ligação direta com alguns cânceres, outros refutam essa hipótese.

No ínicio deste ano, a cidade de São Francisco, nos EUA, foi a primeira no país a lançar uma campanha exigindo que fabricantes de celulares informassem a taxa de radiação de seus aparelhos. Já países como França e Israel lançaram avisos oficiais a respeito da radição presente nesses telefones, alertando principalmente as crianças contra o seu uso.

Atualmente, o aplicativo está disponível para o BlackBerry 9700, 9000, 8900 e 8520 e pode ser comprado a partir da BlackBerry App World por US$ 9,99. Os novos usuários têm até 75 chamadas para usar o aplicativo gratuitamente. Depois disso, ele passa a ser cobrado. Já no Android, o aplicativo está disponível para alguns modelos da Samsung e pode ser baixado gratuitamente na Android Market, em troca de publicidade.  

A Tawkon recomenda que os interessados no software se registrem em seu site, assim, a empresa irá enviar notificações quando novos modelos forem  adicionados à lista dos que já têm o  suporte ao aplicativo

Todos os direitos reservados © 2024

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD