Após deslizamentos, turismo da Nova Rússia enfrenta problemas em Blumenau - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
04 de Junho de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

SHOW DE BANDAS

16:00h

SHOW DE BANDAS

Ouça Agora

Oração da Ave Maria

18:00h

Oração da Ave Mari...

Na sequência

Sentinela Esportiva

18:15h

Sentinela Esportiv...



Após deslizamentos, turismo da Nova Rússia enfrenta problemas em Blumenau

30/11/2015 09:42

Mais de um mês depois do deslizamento de terra que destruiu três casas na Nova Rússia, quem passa pela sinuosa Rua Santa Maria, no Progresso em Blumenau, reduz a velocidade ao ver o cenário de destruição que resiste ao tempo. O que restou dos imóveis segue intacto em meio a árvores, pedras e muita terra. O Ribeirão Garcia, ainda estreito, corre com força por um novo caminho que a natureza impôs.

Assusta a fragilidade do morro, antes verde e imponente, e agora solitário e prestes a derramar mais terra. Quem passa pela via também anda mais devagar depois dali, quando um desbarrancamento interditou parte da rua e impediu ônibus e caminhões de trafegarem. Ameaças que impactam diretamente o turismo local e amedrontam moradores da localidade.

Preocupado com a temporada que se aproxima, o empresário Luis Juvenal Leite, mais conhecido como Lula, pede ajuda da Secretaria de Obras para que dê atenção à estrada, que cedeu em 2011, passou por reparos e desde o fim de outubro está em meia pista. Proprietário do Recanto Paraíso do Miguel, ele conta que eventos de fim de ano foram cancelados depois do desmoronamento. Em 2014 foram 18 e em 2015, até agora, são só duas reservas:

– O caso do Rancho do Willy foi isolado, mas a Nova Rússia inteira foi de certa forma afetada. Quem não conhece a região não vem aqui porque acha que tudo foi interditado. Por ser uma área turística, o poder público deveria dar mais atenção para a estrada que impede ônibus de excursão e vendedores de chegarem até aqui.

Para o empresário Mário Pavesi, dono da Pousada Rio da Prata, as chuvas, os deslizamentos de terra e o impacto que isso gerou na mídia fizeram inúmeros hóspedes cancelarem as reservas. O reflexo começou já durante a Oktober:– O número de turistas locais e regionais caiu bastante, mas o público de fora ainda vem. Esperamos que os acessos melhorem e que haja mais divulgação durante o verão.

Secretaria de Turismo defende mais infraestrutura

Destino de blumenauense e turistas para banhos gelados no ribeirão ou um churrasco sob a sombra de uma árvore, a Nova Rússia é um oásis a poucos quilômetros do Centro. E é exatamente nessa época do ano que atrai o público.

O secretário de Turismo, Ricardo Stodieck, defende que a área tenha mais infraestrutura para receber os visitantes e aposta que o local seja um destino no verão, mesmo com o que ocorreu durante as chuvas dos últimos meses. O acesso pode ser feito de carro, moto ou bicicleta – apenas ônibus e caminhões não conseguem passar pela rua:

– A Nova Rússia é sensível na questão ambiental e é fundamental que o poder público crie infraestrutura e possa recuperar a estrada para que ônibus também possam acessar a região do Parque das Nascentes e das Minas de Prata. É uma área extremamente importante para a cidade.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
Link de Origem       
Revisão e Responsabilidade do Site    

 

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD