Aposentados que trabalham podem retirar FGTS todo mês - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
20 de Outubro de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Encontro com as Comunidades

11:45h

Encontro com as Co...

Ouça Agora

Melodia Sertaneja

12:00h

Melodia Sertaneja

Na sequência

PEROLAS DO HUMOR

13:00h

PEROLAS DO HUMOR



Aposentados que trabalham podem retirar FGTS todo mês

Muita gente que se aposenta e continua a trabalhar na mesma empresa não sabe, mas pode ter um rendimento a mais no fim do mês. Veja na reportagem de Fábio Turci.

Aposentado, mas nem tanto. O administrador Valderez Trinconi continua trabalhando e na mesma empresa de antes.

“Minha renda é composta do salário da empresa e também da aposentadoria, que a partir de maio eu me aposentei, e junto da aposentadoria, tem o valor do fundo de garantia que entra mensalmente na minha conta.

Desde 2007, quem se aposenta e continua na mesma empresa, com o mesmo contrato de trabalho, pode sacar o Fundo de Garantia todo mês. Basta ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e fazer o pedido. Tem que levar a carteira de identidade, a de trabalho, o comprovante de aposentadoria e o cartão do cidadão.

Seu Hélio de Oliveira abriu uma poupança e o dinheiro é transferido automaticamente. Uma parte ele já usou. “Estou reformando a casa, precisei de um dinheiro a mais, fui lá e peguei”, contou.

No Brasil, segundo o IBGE, cerca de 5 milhões de aposentados trabalham. Nem todos continuam na mesma empresa de antes. De qualquer forma, o número daqueles que sacam o Fundo de Garantia mensalmente é bem menor: 340 mil, de acordo com a Caixa.

O saque do Fundo de Garantia todo mês não atrapalha o aposentado em caso de demissão. A multa que a empresa tem que pagar, de 40%, não é calculada sobre o que tem na conta, e sim sobre todos os depósitos, desde que o trabalhador foi contratado.

Isso inclui o período antes da aposentadoria, como explica a advogada Vanessa Vidutto: “Você continua trabalhando na mesma empresa, você dá sequência àquele vínculo empregatício que existia desde o início. A aposentadoria não altera em absolutamente nada o contrato de trabalho”, disse.

Fonte : G1

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD