Arquivo Histórico faz exposição fotográfica na Praça - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
22 de Outubro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale



Arquivo Histórico faz exposição fotográfica na Praça

04/09/2021 10:05

A Semana da Pátria segue em Gaspar com atos cívicos apenas nas unidades de ensino do município. Porém, para relembrar a data, o Arquivo Histórico Documental Leopoldo J. T. Schmalz por meio da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura realiza uma exposição fotográfica denominada “Gaspar 80 anos Desfile Cívico Escolar”. A mostra está à disposição da comunidade na Praça Getúlio Vargas, nesta sexta-feira (3) e segunda-feira (6) e durante o final de semana a exposição ficará no Coreto Municipal.

Na exposição é possível encontrar imagens do corpo docente do grupo escolar profº Honório Miranda, alunos na Praça da Prefeitura, primeiro desfile cívico, concentração, entre outras. Em cada fotografia, o público consegue encontrar informação referente às imagens, apuradas pela professora de história Leda Maria Baptista em parceria com o Grupo Lince.

    Para a diretora de Cultura, Bruna Basei, a exposição é uma forma de relembrar o momento cívico durante esse período de pandemia. “A semana da Pátria é um momento de reflexão sobre nosso processo histórico. Nada mais oportuno, do que conseguir fazer uma exposição com o nosso primeiro desfile cívico. É assim que vamos conseguir fortalecer a nossa identidade como nação brasileira, mesmo nesse período de pandemia”, conta Bruna.

    A professora Leda conta que a iniciativa é o resgate e manutenção da cidadania. “A história é a identidade da cidade, por isso, é essencial que seja preservada, nós como Arquivo Histórico, estamos aqui para auxiliar a resgatar a história do nosso município e desses momentos”, conta.

Semana da Pátria

    É através de atividades nas unidades de ensino que a semana da Pátria acontece em Gaspar. Todos os educandários da rede municipal ensino terão atividades internas e exclusivas para os alunos.

    As atividades incluem decoração verde amarela e realização de apresentações artísticas com música, teatro e declamação de poesias. Também serão realizadas atividades sobre o significado dos símbolos nacionais e as cores da bandeira.

    A Prefeitura de Gaspar também segue com ações pontuais, como por exemplo, a Diretoria de Cultura colocou uma decoração especial nas cores da bandeira do Brasil na fachada externa do prédio da Prefeitura. Além disso, a Rua Coronel Aristiliano Ramos também está com decoração com as cores da pátria.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD