Blumenau soma 12.696 casos por Coronavírus até segunda (21) - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
22 de Setembro de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência

Contatos com a Cidade

08:00h

Contatos com a Cid...



Blumenau soma 12.696 casos por Coronavírus até segunda (21)

22/09/2020 20:26

Blumenau registra 59 novos casos de CoronavírusBlumenau registra nesta segunda-feira, dia 21, 12.696 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 59 a mais do que registrado no último domingo, dia 20, quando o município contabilizava 12.637 casos da doença.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 50.858 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 317 pacientes estão em tratamento. Destes, 296 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 34 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 15 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 19 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 10 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 5 pacientes da região (4 confirmados e 1 em análise). Já em enfermaria são 14 de Blumenau (11 confirmados e 3 em análise) e 5 da região (4 confirmados e 1 em análise).
O município contabiliza também 12.231 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.  Blumenau registra ainda 148 mortes decorrentes da doença.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

AGs registram redução de atendimento mesmo sem Ambulatório da Vila Germânica

Nesta segunda-feira, dia 21, a Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) identificou que os números de atendimentos realizados nos sete Ambulatórios Gerais estiveram 12% abaixo da média, mesmo diante da desativação do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Parque Vila Germânica.

Os sete AGs atenderam nesta segunda-feira, 21, 300 pacientes com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal. No último mês, a média de atendimento às segundas-feiras era 344 pessoas, somando pacientes do Parque Vila Germânica e AGs.

O AG do Badenfurt registrou 51 atendimentos; AG Centro, 34 atendimentos; AG Escola Agricola, 27 atendimentos; AG Fortaleza, 42 atendimentos; AG Garcia, 51 atendimentos; AG Itoupava, 36 atendimentos e AG Velha, 59 atendimentos.

Os fast tracks anexo aos AGs, montados na primeira semana de maio seguem recebendo pacientes em horários habituais. Os exames são feitos em pacientes que se enquadram nos critérios médicos de suspeita de Covid-19. O AG Heinz Schrader, conhecido como AG do Centro passa a ser referência no atendimento à Covid-19. Localizado na rua República Argentina, 2.077, no bairro  Ponta Aguda, o local terá atendimento estendido. As pessoas podem acessar o serviço de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

A desativação do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, instalado no Setor 3 do Parque Vila Germânica, foi feita com base na baixa procura pelo serviço - no último dia foram 18 atendimentos. Além disso, a diminuição do ritmo de contágio no município, redução da média de contaminados e a diminuição da taxa de ocupação das UTIs.

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira a relação completa das entregas da próxima semana:

Terça-feira, dia 22

Bairro

CEI Manoela Reinert

Itoupava Norte

EBM Profª Adelaide Starke

Itoupava Norte

CEI Augusto Koester

Vila Nova

OSC Sao Roque

Itoupava Norte

CEI Max Scheidemantel

Itoupava Norte

EBM Almirante Tamandaré

Ponta Aguda

EBM Felipe Schmidt

Itoupavazinha

CEI Johanna Conrad

Vila Itoupava

CEI Profª Erna Anna Trapp

Vila Itoupava

EIM Alves Ramos

Vila Itoupava

EIM Carlos Manske

Vila Itoupava

EIM Erich Klabunde

Vila Itoupava

Quarta-feira, dia 23

Bairro

EIM Frederico Sievert

Vila Itoupava

EIM Willy Muller

Vila Itoupava

CEI Franz Volles

Itoupava Central

CEI Alwin Knaesel

Itoupava Central

CEI Carlos Rohweder

Itoupava Central

EBM Duque de Caxias

Itoupava Central

EBM Profº Friedrich K. Kemmelmeier

Itoupava Central

EIM Dr. Blumenau

Itoupava Central

EBM Vidal Ramos

Vorstadt

CEI Herondina Helena da Silva

Ponta Aguda

EBM Leoberto Leal

Salto do Norte

Quinta-feira, dia 24

Bairro

EBM Profª Hella Altemburg

Do Salto

EBM Lauro Muller

Badenfurt

EBM Paulina Wagner

Badenfurt

EBM Lore Sita Bollmann

Itoupava Central

EBM Wilhelm Theodor Schurmann

Itoupava Central

CEI Wilhelm Theodor Schurmann

Itoupava Central

CEI Walter Rosemann

Fidélis

EBM Profº Rodolfo Hollenweger

Fidélis

CEI Profª Maria Zimmermann

Boa Vista

EBM Profº Fernando Ostermann

Boa Vista

CEI Profª Tereza A. E. Augsburger

Salto do Norte

Sexta-feira, dia 25

Bairro

CEI Bertha Muller

Salto do Norte

CEI Profª Evelina E. Eischtaedt

Salto do Norte

CEI Profº Anselmo A. Hellesheim

Salto do Norte

CEI Maike Andersen Deeke

Badenfurt

CEI Profª Andrea da Silva

Itoupava Central

CEI Irmgard Zoschke

Itoupava Central

CEI Profº Paulo Freire

Itoupava Central

CEI Daniel Bressanini

Nova Esperança

CEI Heinrich Reif

Nova Esperança

 Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

Ambulatórios Gerais realizam 105 testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta segunda-feira, dia 21, as unidades realizaram 300 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 105 testes RT-PCR realizados.

postada em 21/09/2020 18h35min

Fonte: PMB

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD