Bombeiros de SC anunciam mais rigor para exames toxicológicos - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
16 de Abril de 2024

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Panorama Agricola(Reprise)

05:45h

Panorama Agricola(...

Ouça Agora

Sentinela da Manhã

06:05h

Sentinela da Manhã

Na sequência



Bombeiros de SC anunciam mais rigor para exames toxicológicos

21/11/2016 09:21

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina anunciou medidas mais rigorosas na realização dos exames toxicológicos. Os guarda-vidas que trabalharem nesta temporada estarão sujeitos a testes-surpresa. No passado, houve denúncias de guarda-vidas civis que usavam drogas em serviços.

Além dos bombeiros militares, neste verão haverá mais de 1,3 mil guarda-vidas civis para monitorar as praias em todo o estado. O curso de formação desse pessoal já começou nos batalhões de cada região.

Exame toxicológico
Os candidatos são obrigados a fazer um exame de urina que indica o uso de maconha ou cocaína. Em janeiro desse ano, houve denúncia de que guarda-vida civil que fraudava esse exame toxicológico. Na hora de fazer a coleta nos laboratórios, o candidato trocava a urina.

A partir desta temporada de verão, foi feita uma alteração no edital e agora a corporação pode submeter o guarda-vida ao exame toxicológico sem aviso prévio. Se ele não for feito ou o resultado for positivo, o guarda-vida pode ser expulso da função.

"Qualquer necessidade que a gente precisar, a gente vai pegar esse guarda-vida, vai levar até o laboratório, vai fazer o acompanhamento dessa coleta para que a gente tenha certeza que está tudo certo. Para que a gente possa realmente, além de garantir que esses guarda-vidas que estarão trabalhando na praia estejam em plenas condições, até para preservar algum deles caso ocorra alguma denúncia", explicou o tenente Wilson Ribeiro, do Corpo de Bombeiros de Itajaí.

Curso para a temporada
Homens e mulheres passam por uma série de exercícios físicos além de provas práticas e teóricas. O curso tem 4 semanas e meia de duração. Quem atuou na temporada passada precisa fazer apenas uma reciclagem.

"A gente iniciou a nossa pré-temporada em outubro com os remanescentes das temporadas anteriores e só alguns postos ativados, porque a gente não tem movimento em todas as praias ainda. E o ideal é que em dezembro agora a gente já consiga ter o ápice de guarda-vidas, com todas as turmas formadas", disse o tenente Wilson Ribeiro.

Fonte: G1
Link de Origem       
Revisão e Responsabilidade do Site

Todos os direitos reservados © 2024

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD