Bons preços e qualidade do arroz animam rizicultores gasparenses - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
23 de Janeiro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Programa Alegria Alegria

12:00h

Programa Alegria A...

Ouça Agora

Musical Sentinela

13:00h

Musical Sentinela

Na sequência



Bons preços e qualidade do arroz animam rizicultores gasparenses

31/01/2020 09:44

O período de colheita do arroz começou há menos de um mês e, em algumas propriedades, deve seguir até o começo de março. Em Gaspar, são cadastrados 160 produtores de arroz e a expectativa é de que 450 mil sacas do produto sejam comercializadas, mantendo a boa colheita de 2019. Neste ano, a saca está R$ 48,00 a cada 50 kg, superando o valor do ano anterior que estava sendo vendido a R$ 36,00. A colheita teve início no dia 10 de janeiro seguindo até o dia 10 de março.O aumento do preço em Santa Catarina tem forte influencia com a seca no Rio Grande do Sul, sendo este o maior produtor de arroz do país. A subida do dólar também é um forte aliado para os produtores. O clima também foi um forte aliado na produção do arroz neste ano, teremos uma colheita com um grão de ótima qualidade, comenta o secretário de Agricultura e Aquicultura, André Pascoal Waltrick. A produção de arroz em Gaspar é muito forte para a economia do município quando se trata de produtos alimentícios.O município expandiu seus produtos quanto à agricultura, segundo o secretário, a produção de outros tipos de cereais e outros produtos cresceu. Temos uma expressiva produção de milho para silagem, produzimos também muitas hortaliças, mandioca, madeira, cana de açúcar e palmeira real, acrescenta.A expectativa dos agricultores é que o período de soca do arroz, que tem previsão de acontecer do dia 10 de maio até dia 10 de julho, seja ainda mais produtivo. A soca do arroz é a capacidade das plantas se regenerarem após o corte no período de saca. Essa é uma alternativa adotada para aumentar a produção de arroz por unidade de área e de tempo, já que a duração do crescimento da soca é menor e seu cultivo demanda menos água e menos preparo do solo, exigindo até 60% menos trabalho do que o cultivo principal.

 Auxílio a agricultores

  Entre os serviços disponíveis ao agricultor na Secretaria de Agricultura e Aquicultura está a patrulha mecanizada, que consiste em um conjunto de máquinas destinadas à prestação de serviços em propriedades rurais, objetivando o aumento da produção e melhorando as condições das lavouras. As máquinas realizam serviço de trator, preparo do solo, roçadas, distribuição de calcário no solo, distribuição de subproduto, limpeza de cursos d´água e valas de drenagem. Hoje a Secretaria possui escavadeira hidráulica, caminhões para transporte de insumos, rotativas, plataforma para transporte de colheitadeira, tratores usados no preparo do solo e distribuidor de calcário.

  O Governo do Estado também auxilia os produtores com a distribuição de calcário. Nos últimos três anos foram distribuídos mais de cinco mil toneladas de calcário.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD