Caminhão que transportava água para a ETA no Bateias estava preparado para essa finalidade - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
04 de Julho de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale



Caminhão que transportava água para a ETA no Bateias estava preparado para essa finalidade

22/05/2020 18:19

Nos últimos meses, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - Samae Gaspar vem atuando de forma intensa para minimizar os transtornos causados pela forte estiagem que atinge Santa Catarina e Gaspar. Todas as ações emergenciais executadas pela autarquia são definidas com base em critérios técnicos e contam com o acompanhamento e o aval da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí - AGIR, além de seguir os padrões rígidos do Ministério da Saúde quanto à qualidade da água distribuída.

A principal preocupação neste momento é em relação ao abastecimento dos bairros Bateias e Barracão, que historicamente são os mais atingidos pela falta de chuva. Por isso, de forma emergencial, o Samae passou a controlar a distribuição de água na Estação de Tratamento de Água - ETA 4 durante a madrugada e reforçou o abastecimento com o auxílio de um caminhão tanque que leva água potável até a estação de tratamento. Somente dessa forma foi possível garantir o pleno abastecimento na região.

É importante reforçar que a água captada e transportada para a distribuição passa por análises de qualidade e somente com a aprovação técnica ela é liberada. Além disso, o caminhão tanque usado no transporte também passa por higienização e desinfecção. O caminhão deve ter o uso exclusivo para transporte de água, não sendo permitida a utilização de outros veículos tanques que tenham sido usados para transporte de produtos químicos, por exemplo.O Samae Gaspar destaca que, desde o início das ações emergenciais na região, foi utilizado um veículo exclusivo e preparado para essa finalidade, respondendo, inclusive, a todos os critérios e questionamentos das agências reguladoras. Para estar 100% dentro dos parâmetros necessários, o Samae prepara a adequação visual do veículo, com a inclusão na lateral do tanque do número de telefone do Samae e a frase: Água Potável.

A qualidade da água distribuída também é testada e está dentro das normas de saúde e liberadas para uso, considerada potável. Todas as normas existentes que regem o abastecimento à população foram seguidas de forma criteriosa para garantir a qualidade da água e a saúde dos consumidores.

Investimentos

Além das ações emergenciais, atualmente o Samae desenvolve um estudo para ampliar a rede de distribuição da ETA do Centro, a principal do município, para que ela passe a abastecer também a região do Bateias e Barracão, diminuindo drasticamente os problemas de desabastecimento mesmo em épocas de estiagem. Sendo que parte da localidade do Macucos já é atendida pela ETA central.

Aliado a isso, o Samae também investiu na melhoria e manutenção da Estação de Tratamento de Água do Bateias (ETA 4) e na rede de distribuição da região. Com a troca e ampliação de redes, hoje o abastecimento na região mudou para melhor, não sofrendo tantas interrupções como em anos anteriores.

Cuidados com as Fake News

Em tempos de crise, como a estiagem, a população precisa ficar atenta aos que aproveitam a situação para espalhar notícias falsas (Fake News). Por isso, o Samae reforça à população que está sempre à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Em caso de dúvidas, o telefone e WhatsApp, pelo número 3332-1155, bem como a página do Samae no Facebook, está a disposição da comunidade. O Samae segue atuando de forma profissional e técnica para garantir o atendimento à população.

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD