Campanha Novembro Azul alerta sobre cuidados com a saúde do homem - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
13 de Novembro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...



Campanha Novembro Azul alerta sobre cuidados com a saúde do homem

05/11/2019 10:52

No mês de novembro, as campanhas voltadas para a saúde ganham uma nova cor: o azul. O tom coloca em evidência a prevenção do câncer de próstata e a conscientização sobre a saúde do homem. A Secretaria de Saúde de Gaspar prepara diversas ações para os gasparenses.

   O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de trazer atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Em 2008, a campanha chegou ao Brasil pelas mãos do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, que tinha o mesmo objetivo.

   A escolha do mês de novembro se dá pelo fato de que no dia 17 comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer – o INCA, no Brasil, este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás do câncer de pele não melanoma.

   Com a realização do exame de toque retal, é possível diagnosticar precocemente a doença, o que aumenta as chances de cura, explica o médico urologista do município, Dr. Giovanni Favretto. “Em um estágio inicial, quando as chances de cura chegam a 90 a 95% com o tratamento, o câncer de próstata geralmente não apresenta nenhum sintoma. E é justamente por este motivo que muitos homens deixam de procurar o médico simplesmente pelo fato de sentir-se bem”, conta.

   Conforme informações da Sociedade Brasileira de Urologia, recomenda-se que todo homem, mesmo que não apresente sintomas ou história familiar de câncer de próstata, deva ser avaliado pelo urologista a partir dos 50 anos de idade. “Caso possua sintomas ou história familiar da doença, o homem deverá procurar o urologista mais precocemente, a partir dos 40 anos de idade”, esclarece.

   Favretto acredita que muitos homens deixam a prevenção de lado por conta da vergonha. “Infelizmente há muito preconceito sobre a questão do toque retal. Os pacientes acreditam que vão perder a masculinidade por conta do procedimento”, fala. Por isso, campanhas como Novembro Azul são tão importantes para desmistificar o exame urológico e todo o tabu que se cria em torno dele. 

   Com o objetivo de trazer conhecimento e ainda mais informações para os pacientes, a Secretaria de Saúde preparou uma programação especial para o Novembro Azul. Confira:

ESF Jardim Primavera: No dia 23 de novembro, às 8h, haverá na unidade palestra educativa e teste rápido.

ESF Bela Vista: No dia 27 de novembro, às 19h, haverá na unidade palestra sobre os cuidados do homem.

ESF Coloninha: No dia 30 de novembro, às 10h, haverá palestra sobre os cuidados do homem e teste rápido.

ESF Figueira: No dia 21 de novembro haverá ações sobre o cuidado do homem, teste rápido, avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial e glicemia e distribuição de material educativo.

ESF Gaspar Grande: Nos 13, às 8h30, 14, às 10h, e 28 de novembro, às 10h, haverá palestra educativa sobre diabetes, pressão alta, câncer de próstata e IST e aferição de pressão arterial, testes de glicemia e teste rápido de HIV, hepatite B e C e sífilis.

ESF Vereador José Bonetti "Nino": No dia 30 de novembro haverá na unidade testes rápidos, avaliação antropométrica e consultas, além de jogos, cortes de cabelo e manicure.

ESF Santa Terezinha: No dia 13 de novembro, às 14h, haverá na unidade a palestra com o tema Câncer de Próstata e Saúde do Homem.

ESF Poço Grande: No dia 30 de novembro haverá testes rápidos em livre demanda, atendimento odontológico e agenda aberta para atendimento de consulta medica para pacientes homens.

ESF Sete de Setembro: No dia 30 de novembro haverá agenda aberta para atendimento de consultas medicas para pacientes homens. Nos demais dias do mês, haverá oferta diária de testes rápidos em livre demanda para todos os pacientes homens.

ESF Barracão l e ll: No dia 29 de novembro, haverá atendimento de consultas médicas para homens durante todo o dia, além de corte de cabelo e barba, teste rápido e vacinação.

ESF Lagoa: No dia 30 de novembro haverá na unidade oferta de teste rápido, vacinação e preenchimento do processo de solicitação de vasectomia.

ESF Margem Esquerda l: No dia 30 de novembro haverá na unidade oferta de teste rápido e vacinação.

Gaspar Alto: No dia 20, às 10h, haverá palestra educativa e avaliação antropométrica. 

    É importante lembrar que as consultas especializadas urológicas quanto os exames preventivos estão disponíveis o ano todo na rede pública de saúde, e não apenas no mês de novembro. Ao longo do mês, a programação será atualizada.

Mais informações: Secretaria de Saúde – 3703.3700.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD