Casos de crianças com covid-19 cresce no município de Gaspar - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
08 de Agosto de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Programa Alegria Alegria

12:00h

Programa Alegria A...

Ouça Agora

Musical Sentinela

13:00h

Musical Sentinela

Na sequência

É DISTO QUE O POVO GOSTA

15:00h

É DISTO QUE O POVO...



Casos de crianças com covid-19 cresce no município de Gaspar

25/07/2020 02:33
Publicado em 24/07/2020 às 17:44 - Atualizado em 24/07/2020 às 17:44

Ana Luíza, aluna do CDI Ivan Carlos Debortoli Duarte.

A Covid-19 avançou por todo o município em todas as faixas etárias em julho. Porém. um grupo que no início da pandemia era pouco representado nas estatísticas teve um aumento significativo no período: o de crianças e adolescentes. Atualmente, são 10 casos confirmados de crianças de 0 a 12 e 25 casos de jovens entre 13 e 18 anos em Gaspar.

Os sintomas da Covid-19 nas crianças são os mesmos que os adultos apresentam, porém, a manifestação é de forma leve. Crianças infectadas costumam apresentar sintomas semelhantes aos de um resfriado, como tosse, febre e coriza. Em alguns casos, pode também ocorrer diarreia e vômito.

De acordo com a diretora de vigilância em saúde de Gaspar, Jicéli Petró, as orientações para evitar que crianças se contaminem são as mesmas dedicadas aos adultos, porém o uso de máscara para crianças abaixo de dois anos é restrito. “A única diferença, é que crianças menores de dois anos, não podem usar máscaras. Então os responsáveis deverão evitar ao máximo que as crianças fiquem fora de casa”, destaca.

Neste momento de pandemia, é importante que os responsáveis garantam a segurança do menor. Manter práticas de higiene que ajudam a evitar a propagação do vírus e principalmente restringir o contato social.

As escolas municipais de Gaspar estão realizando constantemente ações para incentivar o hábito das práticas preventivas contra a propagação do vírus. A exemplo disso, o CDI Dorvalina Fachini, trabalha com os alunos sobre a lavagem correta das mãos e orientações sobre o coronavírus.

Na escola EEB Ferandino Dagnoni, as professoras da educação especial do município, Josiane Cristina de S. Berner, Vanderléia Lima V. Aguiar e Josiani Bernardo Calefi, trabalharam com os alunos o ‘Projeto Saúde AEE’ que proporciona aos estudantes diversas atividades com a temática de saúde. Durante o período eles aprenderam sobre os cuidados com a Covid-19, formas de prevenção, higienizar as mãos, aprimoraram a leitura e a escuta por meio de literaturas sobre a temática.

Volta às aulas

Com as aulas suspensas pelo menos até setembro devido ao decreto, do Governo do Estado, o direito ao isolamento social das crianças está garantido. Sem definição para a volta às aulas, a Secretaria de Educação do município avalia cautelosamente se há segurança garantida para o retorno das aulas. Uma equipe técnica da SEMED e a secretária de Saúde e demais órgãos competentes, preparam um protocolo de retorno, com regramentos e ações necessárias para garantir a segurança da comunidade escolar. Gaspar também tem participado de discussões a nível estadual e regional e buscado referências em locais onde as atividades já foram retomadas.

Um estudo publicado pela Fiocruz, o retorno precipitado dos alunos em sala de aula presencial, poderá representar um aumento expressivo de casos de covid-19. Segundo a pesquisa, cerca de 9,3 milhões de brasileiros que são idosos ou adultos com problemas crônicos de saúde e que pertencem ao grupo de risco, vivem na mesma residência que crianças e adolescentes em idade escolar.

O retorno da atividade escolar, poderá colocar estudantes em potenciais situações de contágio. “O problema é que, se forem contaminados, esses jovens poderão levar o vírus Sars-CoV-2 para dentro de casa e infectar parentes de todas as idades que tenham doenças crônicas e outras condições de vulnerabilidade à Covid

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD