Começa projeto de revitalização da rua Bonifácio Haendchen - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
18 de Setembro de 2018

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

SINTONIA TOTAL

15:00h

SINTONIA TOTAL

Ouça Agora

SÓ MODÃO

17:00h

SÓ MODÃO

Na sequência

Oração da Ave Maria

18:00h

Oração da Ave Mari...



Começa projeto de revitalização da rua Bonifácio Haendchen

09/03/2018 09:52

A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Planejamento Territorial, comunica que o projeto de revitalização de 3990 metros da Rua Bonifácio Haendchen, no Belchior Alto, está em andamento.

Na última quinta-feira, dia 1, a via passou pelo processo de medição. Esta fase dos trabalhos compreende o detalhamento de locais em que será feito o recuo de muros e cercas, para que os dois passeios, ciclofaixa, pista e baia de ônibus possam ser executados com as larguras definidas no projeto. A medição contou com a participação da presidente da comissão de moradores que acompanha esta revitalização, a vereadora Franciele Back.

Histórico

O planejamento da obra foi concebido em 2016, mas ficou inviável economicamente. Por esse motivo, no ano passado, a Secretaria de Planejamento Territorial recomeçou o estudo da obra, analisando novas possibilidades de largura de passeio, largura de pista, de localização de baia e de drenagem. O estudo foi finalizado no final de 2017, chegando a um novo conceito que está sendo executado este ano.

O projeto prevê o alargamento e execução de passeios de três pontes sobre o Ribeirão Belchior. Essa melhoria visa garantir mais segurança e dar caminhabilidade aos pedestres e ciclistas. Duas rótulas também estão previstas e serão instauradas no trecho de quase quatro quilômetros que será beneficiado. Uma na confluência da Rua Bonifácio Haendchen com a Rua Heldo Florentino Wan Dall, que dá acesso a Blumenau, e outra na confluência da Rua Bonifácio Haendchen com a Rua José Patrocínio, a qual dá acesso a várias cascatas.

Para concepção do projeto, a Prefeitura conta com a assessoria de empresa especializada. “Sem o auxílio da empresa, a secretaria não teria condições para definir alguns aspectos da obras, principalmente sobre a pavimentação e a drenagem”, explica oSecretário de Planejamento, Alexandre Gevaerd.

Uma das alternativas para baratear o projeto foi o ensaio de viga benkelman, realizado na quinta-feira (22). O planejamento inicial previa a retirada de todo o paralelepípedo da via, o que agregaria no valor final, mas com este ensaio foi possível confirmar que é possível aproveitar a estrutura de paralelepípedos como base para colocar o asfalto, sem que seja necessário retirá-los.

Prazos

A previsão é de que em abril o projeto esteja completamente concluído, para ser possível dar entrada na Caixa Econômica Federal, que é o órgão responsável pela análise e aprovação do projeto. Depois de aprovação, será aberto um processo licitatório. Se tudo correr bem com os prazos de licitação, recurso e ordem de serviço, a probabilidade é grande de que as obras na via possam iniciar ainda neste semestre.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2018

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD