Confirmada morte de moradora de Gaspar por febre amarela - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
22 de Outubro de 2018

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Confirmada morte de moradora de Gaspar por febre amarela

23/01/2018 18:05

A Prefeitura Municipal de Gaspar por meio da Secretaria de Saúde informa que recebeu a confirmação positiva do exame laboratorial da paciente que faleceu na semana passada, vítima de febre amarela.

                A informação veio da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e chegou por volta do meio-dia, confirmando o primeiro caso importado de febre amarela em um residente do estado. O diagnóstico laboratorial é da Fundação Oswaldo Cruz do Paraná (Fiocruz/PR), que é o laboratório de referência para SC.

                Segundo a investigação epidemiológica conduzida pelas equipes municipal e regional, a mulher de 57 anos, residente do bairro Poço Grande, possuía histórico recente de viagem para o município de Mairiporã, região metropolitana de São Paulo, e não era vacinada contra a febre amarela. A paciente entrou em óbito no último dia 17 de janeiro.

                O caso reforça a necessidade de todos os que forem se deslocar para áreas com recomendação de vacina, nesse momento principalmente os que estão com transmissão ativa da doença (municípios de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia), devem se vacinar pelo menos 10 dias antes da viagem. No entanto é importante alertar a população para que só procure a vacina, se realmente for imprescindível se deslocar para áreas de risco. Quem não for viajar, precisa ter consciência e deixar a dose para quem realmente precisa estar imunizado contra a doença.

                A Secretaria de Saúde dispõe de apenas 50 doses para os próximos dias e ainda não há previsão de quando chegarão novas doses. A secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini alerta que a procura nos postos está crescendo a cada dia, e que não há necessidade de desespero. “Não tem porque as pessoas se vacinarem se não estarão expostas ao vírus, Santa Catarina não registra casos de febre amarela em humanos desde 1966. Não somos um estado endêmico, não há motivo para pânico.” salienta.

                De acordo com a Secretaria de Saúde, a procura pela vacina no município quase triplicou em relação ao mesmo período do ano passado. Em dezembro de 2016, 26 pessoas receberam a vacina, em 2017 foram 55 no mesmo mês. No mês de janeiro de 2016, 131 pessoas receberam a dose, até esta segunda-feira (22), 310 moradores de Gaspar receberam a vacina desde o primeiro dia do ano.

                Além disso, a DIVE/SC alerta a necessidade de vacinação da população residente nos 162 municípios catarinenses em área com recomendação de vacina, bem como aqueles que irão se deslocar para estes. As crianças com idade entre 9 meses e 10 meses e 29 dias, independente do local de residência, devem ser vacinadas, conforme calendário nacional de vacinação em vigor em 2018.

 

Situação Epidemiológica

                De 1º a 22 de Janeiro de 2018, foram notificados 7 casos suspeitos de febre amarela no estado, dos quais um foi confirmado para a doença e os demais seguem em sob investigação. Todos os casos tiveram deslocamento para áreas com transmissão fora de Santa Catarina.

                Os casos acometeram residentes nos municípios de Joinville (1), São José (1), Lages (1) Criciúma (1), Timbó (1). Ao total, 2 casos evoluíram para óbito, um residente em Gaspar e o outro morador de Lajeado Grande. Ambos com histórico de viagens para o estado de São Paulo.

 

Epizootias

                De 1º a 22 de Janeiro deste ano, 8 epizootias foram registradas em Santa Catarina, com 08 primatas não humanos (macacos) envolvidos (ainda em investigação). De acordo com a Gerência de Zoonoses da Dive/SC, houve coleta oportuna de amostras em 4 deles, cujos resultados estão sendo aguardados. Saiba mais em www.dive.sc.gov.br/febre-amarela.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2018

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD