Contenção da Rua Dr. Nereu Ramos segue para finalização - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
17 de Setembro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Ouça Agora

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...

Na sequência

CIRO NO RADIO

11:15h

CIRO NO RADIO



Contenção da Rua Dr. Nereu Ramos segue para finalização

23/07/2021 03:10

A Prefeitura de Gaspar informe que as obras de contenção definitiva da margem na Rua Dr. Nereu Ramos seguem para etapa de finalização. O deslizamento da encosta foi registrado no dia 18 de junho de 2019. Atualmente, os guarda-corpos metálicos estão sendo implantados e segue para dar início a última etapa referente aos trabalhos de terraplenagem do local.

Esta fase compreenderá também a finalização da pavimentação asfáltica, sinalização de trânsito e a iluminação pública. “O projeto que será entregue, conta também com jardinagem, faixa de passeio, piso podotátil e outros serviços que embelezam o espaço", destaca a Superintendente da Defesa Civil Ana Janaína Medeiros.

A obra é realizada pela Prefeitura de Gaspar, com subsídio de recursos advindos da Defesa Civil de Santa Catarina. Neste ano, a empresa executora Salver Construtora e Incorporadora da Cidade de Ituporanga, realizou a implantação da cortina de estacas. A técnica é um tipo de fundação profunda, com várias estacas introduzidas de forma que causa menos vibração ao solo, se comparada a outras técnicas. Este tipo de fundação é caracterizado por suportar a passagem de grandes cargas e ser possível monitorá-la com equipamentos eletrônicos, garantindo maior segurança.

Também já foram finalizados serviços que compreendem o enrocamento da estrutura, sistema de drenagem, aterro de solo compactado e instalação de vigas metálicas de ligação. Outro serviço realizado na margem do rio daquela área foi a chamada hidrossemeadura. Consiste no processo contínuo da aplicação de uma material viscoso contendo sementes, fertilizantes e similares, geralmente utiliza-se um hidrojato para o serviços. O objetivo é o desenvolvimento de vegetação e raízes que farão o trabalho natural de proteção à erosão.

Deslizamento

O deslizamento da encosta da Rua Nereu Ramos ocorreu na manhã do dia 18 de junho de 2019. Felizmente ninguém se feriu. O bloqueio imediato do tráfego foi realizado pela segurança dos usuários. Logo no dia seguinte (19), a Prefeitura de Gaspar, por intermédio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos deu início a abertura de uma rota alternativa. A rota alternativa foi ativada no dia seguinte (20), um desvio de aproximadamente 1 km.

Naquela mesma semana, a Prefeitura de Gaspar deu início a obra emergencial de contenção da encosta. Com o objetivo de reestruturar a via, de forma adequada e segura, até que a obra definitiva de contenção pudesse ser realizada. Desde o início do ocorrido, profissionais passaram a acompanhar a situação como Agentes da Defesa Civil, Engenheiros, Geólogos dentre outros.

Todas as ações tomadas foram realizadas via Grupo de Ações Coordenadas - GRAC. Mais de 60 pessoas estavam envolvidas. Nos meses finais de 2019 e no ano seguinte, 2020, profissionais e agentes da Defesa Civil do Estado e Município realizaram projetos, estudo de solo, batimetria e todo o necessário para dar início a obra definitiva. Obra teve início em outubro de 2020.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD