Dom Jaime Spengler é empossado Arcebispo de Porto Alegre - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
23 de Setembro de 2017

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Musical Sentinela

13:00h

Musical Sentinela

Ouça Agora

Show de Bandas

14:00h

Show de Bandas

Na sequência



Dom Jaime Spengler é empossado Arcebispo de Porto Alegre

15/11/2013 15:12

A celebração eucarística que conduziu Dom Jaime Spengler ao posto de Arcebispo de Porto Alegre iniciou às 9:30h desta sexta-feira (15) e terminou um pouco antes das 12:00h. Ele substitui Dom Dadeus Grings, que ficou 12 anos à frente da Igreja Católica na Região Metropolitana. A Catedral, no Centro da Capital Gaícha, esteve totalmente tomada por fiéis e autoridades. Televisões foram instaladas no saguão do prédio para quem não conseguiu chegar próximo ao altar.

Já Dom Dadeus Grings deixou o comando metropolitano aos 77 anos como arcebispo mais velho do Brasil e entregou o Báculo, um cajado que é o simbolo pastoreio. Em uma de suas primeiras falas na cerimônia, brincou com o substituto. "Não é o senhor que toma posse da Arquidiocese, mas a Arquidiocese que toma passe do senhor". O gasparense Dom Jaime Spengler,  com 53 anos, a partir de hoje é o  religioso franciscano mais jovem arcebispo do Brasil e o sétimo da Arquidiocese de Porto Alegre e no ano que vem, Dom Jaime vai até o Vaticano para receber o Pálio que simboliza a comunhão com o Bispo de Roma.

Logo após a nomeação, Dom Jaime agradeceu as manifestações de carinho e falou da nova etapa que se inicia na sua vida religiosa. “É uma nova etapa ainda mais vigorosamente inserida no cotidiano da vida desta Igreja Particular, presente em Porto Alegre. Como Pastor desta Igreja, me disponho a empenhar o melhor de minhas forças em prol da “Salus” (salvação, saúde!) desta porção do Povo de Deus. Fazemos parte, agora, com empenho ainda maior, de um presbitério bem formado, bem disposto; de um presbitério que reconhece suas fragilidades e limitações, mas que também é marcado de forma distinta por muitos valores e virtudes. Creio que todos juntos e unidos, haveremos de continuar a nos empenhar por construir uma Igreja mais acolhedora, vigorosa, viva, alegre, missionária e evangelizadora. A comunhão (co-múnus) favorecida, buscada e assumida haverá de nos auxiliar a todos, para que o presbitério resplandeça na sua dignidade e possa cumprir da melhor forma possível a missão que lhe é característica”, espera o novo arcebispo. 

Mas frisou que essa nova missão precisa da comunhão de todos. “Desejamos poder compor com as diversas forças da sociedade, a fim de colaborar de forma harmoniosa e eficaz, para que todos tenham mais vida. Nosso povo é bom, pacífico e trabalhador; possui utopia, desejo de construir uma Terra verdadeiramente sem males. A fé que nos caracteriza, haverá de orientar nossas escolhas e decisões. Não podemos abrir mão de tudo aquilo que julgamos necessário para uma existência digna. Através do diálogo e do estudo das questões importantes, e que dizem respeito a uma existência autenticamente humana e cristã, poderemos nos tornar colaboradores da graça do Senhor! A alegria de Deus e em Deus é a realização plena do ser humano”, disse. 

Sintonizado com o Papa Francisco, Dom Jaime fez a defesa de uma instituição mais humilde: “A Igreja precisa ser mais simples e ir ao encontro das periferias e dos pobres. É o que prega o evangelho”. O novo arcebispo faz uma aposta nos jovens porque vê uma transformação no mundo atual, que levam a questionamentos sobre as atuais referências da humanidade: “Para que isso chegue a um bom termo, algo precisa ser construído junto: o discernimento. Três pontos são fundamentais: estudo, oração e disposição ao diálogo”, destacou.

 

 

 

Todos os direitos reservados © 2017

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD