Donos de carro em Santa Catarina vão pagar menos IPVA - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
31 de Outubro de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Vale apena uvir de novo

07:00h

Vale apena uvir de...

Ouça Agora

Contatos com a Cidade

07:30h

Contatos com a Cid...

Na sequência



Donos de carro em Santa Catarina vão pagar menos IPVA

Os donos de carros licenciados em Santa Catarina vão pagar menos IPVA em 2011. A redução média deve ficar em 6,5% na comparação ao imposto pago em 2010. A queda do tributo também está ajudando a alavancar as vendas dos carros usados no Estado.

Santa Catarina tem a menor alíquota de IPVA em relação aos estados vizinhos: o índice no Estado é de 2%, contra 2,5% no Paraná, 3% no Rio Grande do Sul e 4% em São Paulo.

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, este ano foram arrecadados R$ 780,6 milhões em IPVA, um incremento de 8,57% em relação ao valor arrecadado no mesmo período de 2009. Para 2011, a previsão é arrecadar R$ 985 milhões. A arrecadação é fechada após outubro, mês 10 do calendário, que corresponde às placas com final zero.

A frota em SC é de 3,3 milhões de veículos, dos quais 2,1 milhões são tributados. Carros com ano de fabricação anterior a 1985, táxis e motos de até 200 cilindradas (sem multas) são isentos.

– Além do menor imposto do país, SC também tem o menor índice de inadimplência. Além do perfil de bom pagador do contribuinte catarinense, as facilidades de pagamento por meio eletrônico e o parcelamento sem juros favorecem a arrecadação – avalia o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.

Ele lembra que 50% do valor da arrecadação é repassado, no ato do recolhimento, para o município em que o veículo estiver emplacado. Para calcular o valor do IPVA, a Secretaria da Fazenda tem como base de cálculo o valor de mercado do veículo, que segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no exercício de 2010, registrou uma variação média negativa de 6,5%.

O gerente de arrecadação da Fazenda, Nilson Scheidt, explica que as principais causas da redução foram a entrada de carros importados, que puxam a média dos preços para baixo e o reflexo da entrada de motos chinesas, mais baratas que as nacionais.

Venda de usados cresce 12% este ano

A desvalorização dos carros usados também colaborou para a redução, de acordo com o diretor regional da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave/SC), Sérgio Werner:

– Quanto mais barato e com menos custo de IPVA, maior a comercialização de carros. A projeção para o crescimento na vendas de seminovos para 2010 era de 8%. Mas vamos fechar o ano com 12%. Para 2011, projetamos 11%.

A projeção de crescimento nas vendas de carros novos era de 7% este ano. Em outubro, já atingiu 9% e a tendência é chegar a 12% até o final do ano. Para 2011, a estimativa é menor, crescimento de 4%.

 

Fonte > Jornal Santa Catarina

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD