ESG traz uma forma Global para análise de Investimentos - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
28 de Setembro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Brasil Caboclo

19:00h

Brasil Caboclo

Ouça Agora

A Voz do Brasil

21:00h

A Voz do Brasil

Na sequência



ESG traz uma forma Global para análise de Investimentos

03/12/2020 15:50

As questões socioambientais tem ganhado proporções importantes nos últimos anos, que envolvem diferentes segmentos e setores da economia. O destaque da vez são as práticas ligadas a sigla ESG. Você já deve ter ouvido alguém falar, ou lido em algum lugar, e certamente se perguntou: o que de fato isso significa? Vamos lá!

ESG é um termo inglês “Environmental, Social and Governance”, que em português significa Ambiental, Social e Governança - ASG. Uma união de 3 palavras que se comunicam para falar de um novo momento no mundo dos investimentos. Onde é possível incorporar questões ambientais, sociais e de governança como critérios de análise, para ir além das tradicionais métricas econômico-financeiras utilizadas atualmente, com possibilidades de avançar nas avaliações das empresas de maneira global.

Essa nova maneira de investir vem ao encontro da crescente demanda por sustentabilidade, que passou a ser vista como prioridade para investidores de todos os ramos, reflexo de uma mudança de comportamento. Por isso, nunca se falou tanto neste tema, e se falará ainda mais.

O Environmental, Social and Governance – ESG, possibilita uma análise holística para os investidores, inclui fatores que vão desde o consumo de energia, emissão de gases, consumo de água, clima, resíduos, saúde e segurança, inclusão, direitos humanos, gestão e administração dos negócios ou empreendimentos. Pode ser uma mudança de paradigma, que fará os investidores, antes ligados apenas aos lucros e retornos financeiros, darem atenção e espaço às práticas e políticas ambientais.

A prática já vinha acontecendo, mas talvez ainda não tivesse ganhado uma nomenclatura, por vezes empreendimentos são autorizados a construir com contrapartidas ligadas diretamente às questões ambientais. Isso de certa forma já condiciona as negociações. Na visão do advogado Ronaldo Costa Beber, que tem constante atuação com Direito Empresarial, a observância das práticas de ESG será cada vez mais crucial para o sucesso nos negócios. Segundo Ronaldo, “o Brasil está evoluindo para a maturidade do sistema empresarial e financeiro. A queda da Taxa Selic fez com que as aplicações das pessoas em instituições bancárias fossem desestimuladas, incentivando as pessoas físicas a buscarem maior retorno com aplicações na Bolsa de Valores, assumindo, assim, maior risco. Por outro lado, as empresas também viram se abrir a oportunidade de buscar recursos no mercado de capitais em condições mais vantajosas e acessíveis do que perante os bancos. Uma premissa para tal acesso, no entanto, é a adoção de práticas ESG, que visam não só lucro, mas negócios sustentáveis, boas práticas de governança (gestão eficiente, transparente e proba) e foco no longo prazo.”

O Advogado também enfatiza que a história tem mostrado que empresas que optam por práticas ESG tem encontrado menos surpresas com envolvimento em problemas ambientais, fraudes contábeis ou tributárias assim, evitado atos de corrupção.  “Os investidores e consumidores atualmente estão alinhados em buscar empresas transparentes, que não agridam o meio ambiente e que não se vejam envolvidas em atos corruptos, o que poderia não só prejudicar os resultados da empresa, sob ponto de vista de investidores, ou mesmo o produto ou os serviços oferecidos, no caso dos consumidores. Por isso, praticar ESG deixou de ser um diferencial para se tornar essencial às empresas que querem voos longos e seguros”, conclui Ronaldo.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Foto Divulgação

Reportagem: Gil Dias 

 

 

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD