Farmacêutica gasparense tem Projeto da COVID-19 como destaque nacional - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
29 de Outubro de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Ouça Agora

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...

Na sequência

JUNIOR HOSTINS

11:15h

JUNIOR HOSTINS



Farmacêutica gasparense tem Projeto da COVID-19 como destaque nacional

01/10/2020 11:51

Gaspar foi destaque nacional no combate à pandemia do novo coronavírus. Desde o mês de março, profissionais da saúde de todo o país tiveram um aumento exaustivo de trabalho no atendimento em hospitais, postos de saúde, policlínicas e clínicas médicas.

Pensando nisso, a Farmacêutica Jeanne Alessandra Santana, servidora efetiva da Secretaria Municipal da Saúde de Gaspar, elaborou o projeto com o título” Práticas Integrativas no Apoio à Saúde Mental dos Profissionais da Saúde Atuantes no Combate à Pandemia.

Segundo Jeanne, as práticas complementares e integrativas em saúde gradativamente se tornaram uma realidade na rede de atenção à saúde pública em todo o país. O seu uso no Sistema Único de Saúde (SUS) faz jus a reflexão, especialmente quando se investiga o sentido de sua adoção no Brasil, uma sociedade complexa que tem incorporado expedientes tecnológicos cada vez mais sofisticados e custosos.

Esse avanço pode ser depreendido como expressão de um movimento que se identifica com novos modos de aprender e praticar a saúde, uma vez que as práticas integrativas se caracterizam pela interdisciplinaridade e por linguagens particulares, próprias, que se contrapõem à visão altamente tecnológica de saúde que impera na sociedade de mercado, dominada por convênios de saúde cujo objetivo essencial é gerar lucro e fragmentar o tratamento do paciente em especialidades que não dão conta da totalidade do ser humano em busca de remédio para suas enfermidades.

O objetivo do projeto é implementar as Práticas Integrativas e Complementares no apoio à saúde física, emocional e psíquica dos profissionais da linha de frente no combate à pandemia no Sistema Único de Saúde do Município de Gaspar .

O composto floral já começou a ser distribuído para os profissionais da saúde, de acordo com a necessidade de cada servidor. É feito uma entrevista, para obter informações  detalhadas sobre quem irá receber o composto. Ainda não é possível distribuir para toda a população, devido à baixa produção.O servidor Ramires dos Santos já fez uso do composto floral e destacou os benefícios que teve em seu dia-a-dia. Santos disse que recomenda a todos seus colegas de trabalho e elogiou a Farmacêutica Jeanne pela iniciativa do projeto.

Reportagem: Gil Dias

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD