Gaspar é a segunda cidade que mais gera emprego no Médio Vale do Itajaí - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
13 de Dezembro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

ARENA SERTANEJA

15:00h

ARENA SERTANEJA

Ouça Agora

SÓ MODÃO

17:00h

SÓ MODÃO

Na sequência

Oração da Ave Maria

18:00h

Oração da Ave Mari...



Gaspar é a segunda cidade que mais gera emprego no Médio Vale do Itajaí

27/11/2019 12:40

Gaspar mantém o ritmo acelerado no mercado de trabalho. O município teve um saldo positivo de geração de 1.784 vagas de emprego com carteira assinada de janeiro à outubro deste ano. Entre as cidades do Médio Vale, Gaspar é a segunda cidade que mais gera emprego, atrás apenas de Blumenau, além disso, Gaspar é a 10° cidade que mais cria empregos formais com a população acima de 30.000 habitantes de Santa Catarina. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, órgão do Ministério da Economia. Apenas o SINE do município ofertou mais de 750 vagas durante o ano.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, a administração municipal cumpre um papel fundamental nessa conquista. “Cada vez mais, buscamos fomentar o empreendedorismo e a geração de emprego e de renda na cidade, por meio de ações de aproximação com empresários e comerciantes, bem como apostar na importância da qualificação profissional. Isso só mostra que nosso trabalho está gerando frutos”, destaca Wan-Dall.

Gaspar mantém saldos positivos de vagas desde o início do ano, reflexo do mercado de trabalho aquecido, além de ações que a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Renda desenvolvem durante o ano com diversas parcerias. A instalação de novos empreendimentos comerciais na cidade, indústrias e programas de capacitação de mão de obra como o GasparPro e o Espaço do Empreendedor, são projetos que melhoram a qualidade de vida da população, estimulam a economia local e atraem a atenção do mercado.

Mesmo com todas essas ações, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Renda, Celso de Oliveira, destaca que a geração de emprego no município tem potencial para ser ainda maior. “As empresas estão buscando qualificação, temos muitas vagas e precisamos qualificar as pessoas para que possam preenchê-las”, ressalta Celso.

O Município atua diretamente com as entidades educacionais, formando parcerias com o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Unicesumar, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, para oferecer cursos objetivos e que possam trazer resultados positivos para as pessoas que estão procurando qualificação profissional.

Programa GasparPRO

O programa surgiu da dificuldade dos empresários em encontrar mão de obra qualificada. Mesmo com capacitações disponíveis, falta a participação. O programa busca estimular a procura por essa qualificação. Os encontros fomentam a discussão entre a classe empresarial e a instituições de ensino, para que possam chegar a possíveis soluções a partir da demanda identificada.

Programa de Desenvolvimento Econômico

O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) visa mensurar o potencial econômico do município. Implementado no município em 2018, o programa também tem como objetivo instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para a economia local, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável. Além disso, o DEL ainda visa criar um clima propício para o crescimento da economia local e atrair novos investidores, interagindo com o setor produtivo, diversificando a economia e possibilitando a sustentabilidade do município e, em segunda instância, a região.

CIDADE EMPREENDEDORA

Em 2018, Gaspar adotou o programa Cidade Empreendedora. No total, o programa prevê mais de 25 ações com o objetivo de fortalecer a economia local. O Cidade Empreendedora é uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE Santa Catarina. Um dos pontos importantes está no apoio ao Comitê da Desburocratização. Com ele, procedimentos foram modificados para dar mais agilidade aos processos de abertura de empresas.Outra ação ocorre no Espaço do Empreendedor, implementado em 2017, que está recebendo melhorias e firmou parceria com instituições e entidades que atuam junto aos empresários. Além disso, uma campanha de apoio ao projeto Juro Zero com atendimento de agências de microcrédito.

SELO PREFEITO EMPREENDEDOR

Em abril de 2019, Gaspar recebeu o prêmio “Prefeito Empreendedor” do Sebrae. A premiação tem como objetivo reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

CAPITAL DA MODA INFANTIL

Em Gaspar, 28,16% das empresas são voltadas para o setor têxtil, sendo responsável pela geração de 37,65% dos empregos na cidade. Ao total, são 870 empresas de confecções, 484 facções e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros. Cerca de 60% dessas empresas são voltadas para o setor infantil. Com base nesses dados, a Prefeitura de Gaspar está pleiteando o título de Capital Nacional da Moda Infantil.

Fonte: Prefeitura de Gaspar
Link de Origem
Revisão e responsabilidade do site

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD