Gaspar em alerta para riscos de deslizamentos neste final de semana - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
03 de Março de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...



Gaspar em alerta para riscos de deslizamentos neste final de semana

23/01/2021 11:41

Na madrugada deste sábado, dia 23, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden e a Defesa Civil emitiram alerta de risco alto para movimento de massa em Gaspar. Significa que a cidade está em alerta para movimentação do solo, podem ocasionar ocorrências como deslizamentos, rolamento de detritos, solapamento e erosões. Nos últimos dois dias a Defesa Civil de Gaspar já registrou mais de 20 ocorrências dessa natureza em 11 bairros diferentes.

 De acordo com o alerta emitido pelos órgãos nacionais, foram mapeados 40 pontos da cidade com risco alto de movimentação do solo. São 13 bairros que podem ser potencialmente atingidos. O risco foi calculado com base no acúmulo de 152mm de chuva em um intervalo de quatro dias e previsão de continuidade de chuva fraca e moderada nas próximas, podendo agravar a situação. Os bairros que aparecer no alerta são: Gasparinho, Gaspar Mirim, Centro, Belchior Alto, Belchior Central, Belchior Baixo, Bateias, Barracão, Santa Terezinha, Figueira, Margem Esquerda, Sete de Setembro e Bela Vista.

A Defesa Civil de Gaspar segue monitorando os avisos meteorológicos, vistoriando as áreas de risco, atendendo as ocorrências e em constante plantão para atendimento. O Grupo de Ações Coordenadas – GRAC foi ativado nesta quinta-feira e segue trabalhando de forma multidisciplinar para atender a população. “Reforçamos que o alerta é uma previsão para que possamos tomar medidas preventivas. Enquanto poder público estamos tomando todas as providências para poder atender a comunidade. Mas pedimos aos moradores que fiquem atentos e sigam as orientações da nossa equipe técnica. A qualquer sinal de movimentação como deslizamentos, rachaduras, rolamento de pedras é necessário acionar Defesa Civil pelo 199”, salienta o prefeito Kleber Wan-Dall.

A Secretaria de Assistência Social está preparada para ativar o abrigo no Ginásio da Escola Frei Godofredo caso seja necessário abrigar famílias que precisarem sair de suas casas por segurança. O abrigo possui colchões, roupas de cama, banheiros com chuveiro e cozinha. A Secretaria de Saúde também orienta o abrigo com relação à prevenção do coronavírus, por isso haverá distanciamento, será disponibilizado álcool gel e o uso de máscara é obrigatório. A Secretaria de Obras, a Superintendência do Belchior, o Samae e a Superintendência de Trânsito seguem auxiliando na sinalizando de vias. Medidas paliativas com relação aos danos nas vias são realizadas para que a manutenção seja feita assim que possível. As ocorrências estão sendo atendidas conforme prioridade de demanda.

Na medição realizada às 6h o nível do Rio Itajaí-Açu estava em 3,86m, sendo que às 9h subiu para 3,94m. A próxima medição será às 12h.

 Ocorrências

 Até o início da manhã deste sábado, dia 23, a Defesa Civil de Gaspar atendeu 36 ocorrências pela cidade, sendo elas 22 deslizamentos, 2 erosões em via pública, 1 queda de ponte, 1 queda de passarela, 4 alagamentos de via, 1 queda de muro, 3 quedas de árvores e 2 riscos em residências. Ao todo, 15 bairros fora atingidos.

Três famílias estão desalojadas nesse momento, uma do bairro Gasparinho e outras duas do Belchior Alto. Elas foram orientadas a sair de suas casas por questões de segurança devido aos riscos dos deslizamentos próximos das residências e estão abrigadas em casas de amigos ou parentes Uma residência foi interditada no Belchior Baixo, o morador foi orientado a deixar a casa, porém se recusou a sair e permanece no local. As equipes da Defesa Civil seguem monitorando essa casa constantemente.

 Vistorias

 Na noite dessa sexta-feira, dia 22, o comandante  do Corpo de Bombeiros de Gaspar, tenente Levi Garcia Ribeiro acompanhou a Defesa Civil em uma vistoria das seis principais ocorrências na cidade. O coordenador regional da Defesa Civil de Blumenau, Fabricio da Costa Lopes, também esteve na cidade e aproveitou para monitorar a encosta da Rua Dr. Nereu Ramos, onde houve o solapamento em 2019 e que está em obras no momento.

 

***Informações atualizadas as 9h do dia 23 de Janeiro. 

 

Fonte: PMG

 

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD