Gaspar entrou no nível de risco gravíssimo para Covid-19 - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
17 de Janeiro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale



Gaspar entrou no nível de risco gravíssimo para Covid-19

27/11/2020 05:18

A Prefeitura de Gaspar acompanha, em alerta, a nova tendência de alta nos números de infecções por Covid-19 no município. Seguindo as orientações do Governo Estadual, Gaspar entrou no nível gravíssimo para coronavírus. A atualização da matriz de risco foi divulgada na manhã desta quarta-feira (25).

A matriz de risco é o balizador do Estado para as medidas de combate à proliferação do coronavírus. Além do Médio Vale, onde Gaspar está localizado, outras 12 regiões também estão em risco gravíssimo.

Na última semana, foram confirmados 278 novos casos de coronavírus em Gaspar, a alta reflete nas internações hospitalares. São 15 gasparenses internados no Hospital de Gaspar, sendo nove em UTI. O momento pede que todos redobrem os cuidados ao sair de casa.

"O crescimento dos casos coincide com o momento de nítido relaxamento por parte da população, em relação às medidas de prevenção. Um exemplo disso foi o feriado de 2 de Novembro. Percebemos que o comportamento das pessoas mudou. Estamos há oito meses nessa pandemia, as pessoas estão se acostumando com a situação e acabam relaxando nos cuidados. Vamos continuar reforçando que a responsabilidade é de todos. Que cada um deve fazer a sua parte. Somente assim vamos vencer essa batalha", salienta o secretário de saúde Arnaldo Munhoz. A Prefeitura de Gaspar reforça importância de seguir as normas sanitárias, além de evitar aglomerações.

O setor de fiscalização da Prefeitura continua ativo e o município tem seguido os decretos e portarias do Governo do Estado. Além disso, tanto os fiscais quanto a Defesa Civil seguem orientando as empresas, academias, mercados e representantes de outras atividades econômicas. O WhatsApp para denúncias é o 99930-3252.

Independente de restrições de determinadas atividades de lazer e econômicas, as orientações de prevenção continuam as mesmas e devem ser seguidas por todos: uso de máscara obrigatório; higinizar mais e superfícies com frequencias com água e sabão ou álcool 70%; evitar contato físico; evitar aglomerações; evitar contato no rosto; cuidado com pessoas do grupo de risco deve ser redobrado; entre outros.

Com o risco potencial “gravíssimo”, Gaspar, assim como toda a região, conta com novas restrições. Com a atualização, as aulas presenciais nas áreas que estavam na cor laranja na semana passada não podem mais ocorrer. Nas regiões classificadas como gravíssima apenas atividades de reforço estão autorizadas pelo governo.

A classificação de nível gravíssimo ainda prevê:

• Suspensão de atividades em cinemas, teatros, casas noturnas, museus, assim como de eventos, shows e espetáculos

• Suspensão de concentração e de permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praias e praças, com exceção da prática de esportes individuais;

• Suspensão de conferências públicas ou privadas que acarretem aglomeração de pessoas, com exceção de missas e cultos religiosos;

• Limite de 50% da capacidade do estabelecimento para shoppings, centros comerciais e galerias - portaria 743/2020;

• Limite de 30% da capacidade do estabelecimento para hotéis, pousadas e albergues - portaria 743/2020;

• Academias de ginástica só podem funcionar com 30% da capacidade - portaria 713/2020;

• Futebol recreativo está proibido - portaria 664/2020;

• Congressos estão proibidos - portaria 715/2020;

• Feiras estão proibidas - portaria 716/2020;

• Proibição do funcionamento de parques aquáticos - portaria 705/2020;

• Templos religiosos: lotação máxima de 30% da capacidade do templo - portaria 736/2020;

Atendimento

A Prefeitura de Gaspar orienta quem esteja com sintomas da Covid-19, devem procurar atendimento de imediato no Centro de Triagem no Ginásio João dos Santos, no Bairro poço Grande, de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD