Gaspar supera meta de campanha de vacinação contra o sarampo em 2019 - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
04 de Julho de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Vale apena uvir de novo

07:00h

Vale apena uvir de...

Ouça Agora

Contatos com a Cidade

07:30h

Contatos com a Cid...

Na sequência



Gaspar supera meta de campanha de vacinação contra o sarampo em 2019

05/12/2019 15:37

Gaspar termina a segunda etapa de vacinação contra o Sarampo com 51,43% da população de 20 a 29 anos vacinados. A campanha, que seguiu do dia 7 de outubro até 30 de novembro, foi dividida entre duas faixas etárias e teve seu maior percentual de vacinados na primeira fase com 178,41% de crianças de seis meses a um ano imunizados. O Sarampo é uma doença viral grave com altíssimo potencial de transmissão e a vacinação é a sua única forma de prevenir a doença.

O município tem registrados no sistema das unidades de saúde apenas 5.768 jovens de 20 a 29 anos de uma população estimada em 11.214 pessoas desta faixa etária. Os 51,43% de vacinados se refere aos registros no sistema. Jicéli Petró, diretora geral de Vigilância em Saúde, esclarece que infelizmente muitos jovens nunca foram em alguma unidade de saúde que contêm uma sala de vacinação para atualizar a carteirinha. “A pessoa normalmente tem o registro apenas no papel, no entanto, o que conta é aquilo que está no sistema eletrônico”, explica Jicéli.

“Por conta disso é importante que independente de usar ou não o serviço público, todos devem levar os seus registros até uma sala de vacinação para que façam a alimentação do sistema”, reafirma a diretora. Ela ressalta que o número de vacinados entre os 20 e 29 anos não é ruim, no entanto, poderia ser melhor se os jovens comparecessem nas salas de vacinação mais próxima de sua residência para atualizar o registro.

Já na primeira fase da campanha, Gaspar foi o município com a maior taxa de imunização de Santa Catarina, com uma cobertura chegando à faixa de 178,41% de vacinas em crianças de seis meses a um ano, segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização – SIPINI. A meta nacional é de 95%, fazendo o município ultrapassarmos essa marca em 83,41%. Os dados foram divulgados no dia 19 de novembro pelo SIPINI. “Foi uma ótima campanha e ultrapassou a média estadual, tornando Gaspar o município com a melhor porcentagem de vacinação do estado de Santa Catarina”, comenta a diretora geral de Vigilância em Saúde, Jicéli Petró.

Jicéli reforça que a vacina de Tríplice Viral continuará disponível nos postos de saúde da região. “É muito importante que os jovens compareçam as unidades de saúde para conferir o esquema vacinal”, acrescenta. O alerta em Gaspar se tornou ainda maior por conta do caso positivo de sarampo em Blumenau, cidade vizinha ao município. A vacinação é a única forma de prevenir a doença e a vacina é de extrema importância para conter a proliferação dos casos.

O Secretário Muncipal da Saúde Doutor Junior, destacou a importancia da vacina para todas as pessoas, especialmente para quem irá viajar para as regiões, norte, nordeste e centro-oeste do país.

Fonte: PMG

Reportagem: Gil Dias 

 

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD