Homem de 86 anos é a primeira vítima fatal do coronavírus em SC - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
19 de Abril de 2024

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Sentinela Esportiva

18:15h

Sentinela Esportiv...

Ouça Agora

Brasil Caboclo

19:00h

Brasil Caboclo

Na sequência

A Voz do Brasil

21:00h

A Voz do Brasil



Homem de 86 anos é a primeira vítima fatal do coronavírus em SC

26/03/2020 11:27

Foto: Robson Valverde / SES

O Governo do Estado confirmou na noite desta quarta-feira, 25, a primeira morte por Covid-19 em Santa Catarina. O paciente era um homem de 86 anos, que deu entrada no Hospital Regional de São José no dia 23 de março, conduzido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O quadro clínico inicial era de desconforto respiratório associado à piora do estado de saúde geral.

O paciente vinha apresentando há dois meses uma piora do estado de saúde geral, com inapetência progressiva (recusa à alimentação) e aumento do grau de dependência para realização de tarefas diárias. De acordo com os boletins médicos, ele não tinha histórico de febre e tosse. As amostras para testagem da Covid-19 foram colhidas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em função da característica do quadro. O teste confirmou a presença de coronavírus SARS-CoV2. O paciente foi mantido em isolamento respiratório, mas morreu na madrugada de quarta-feira, 25.

Após a confirmação da primeira morte por Covid-19 em Santa catarina, a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina informa que está adotando medidas necessárias para coletar amostras e monitorar as pessoas que estavam em convívio com o paciente. A Vigilância Epidemiológica do Estado se mantém à frente das ações.

“Estamos realizando todo o trabalho necessário para monitorar as pessoas com as quais o paciente teve contato e orientando ao isolamento social”, afirma o secretário da Saúde, Helton Zeferino. De acordo com ele, as equipes estão em campo realizando os serviços necessários.

Informações sobre o paciente

A  Secretaria da Saúde também ressalta que,  seguindo orientação do Conselho Federal de Medicina (CFM), não comenta informações de pacientes internados ou que venham a óbito na rede de assistência estadual.

Essa medida, que resguarda o paciente e equipe profissional, tem amparo no Código de Ética Médica, Capítulo IX, Artigo 75, em que é vedado "fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou seus retratos em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos, em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente". Ainda no Artigo 73, parágrafo único, a divulgação permanece vedada "mesmo que o fato seja de conhecimento público ou o paciente tenha falecido".

A primeira morte por Covid-19 em Santa Catarina foi confirmada na noite desta quarta-feira, 25. O paciente era um homem de 86 anos, que residia em Florianópolis (link para a matéria).

As amostras para testagem da Covid-19 foram colhidas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em função da característica do quadro. O teste confirmou a presença de coronavírus SARS-CoV2. O paciente foi mantido em

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br

Nota de esclarecimento – Óbito por coronavírus em Porto Belo

O Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde vem por meio desta esclarecer os fatos sobre a notícia do óbito que ocorreu no Município de São José, de um morador de Porto Belo.

O paciente de 86 anos era morador do Município de Porto Belo, ficou viúvo no ano passado e devido a saúde debilitada, estava sendo cuidado pelos filhos em sua casa. Os filhos moram atualmente nas cidades de Florianópolis e Blumenau e se dividiam nos cuidados.

O paciente esteve no Pronto Atendimento no dia 06 de março devido a uma queda em casa, ocasionando uma fratura na costela. Ele retornou no dia 15 de março com fraqueza e dificuldade de se alimentar. O paciente foi atendido e medicado e encaminhado para o Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.

O paciente permaneceu com a família em Porto Belo até o dia 17 de março e no dia 18 foi internado na Casa de Repouso em Antônio Carlos. No dia 23 de março ele foi internado no Hospital em São José, vindo a óbito no dia 25.

O Município não tem até o momento nenhuma evidência epidemiológica de que possui caso de transmissão comunitária. O teste no paciente em questão foi feito no Hospital em São José, no dia 24 de março e o resultado chegou hoje pela manhã para a Secretaria de Saúde de Porto Belo, confirmando o diagnóstico de COVID-19.

É importante reforçar que o primeiro caso suspeito a ir até o Pronto Atendimento de Porto Belo foi no dia 13 de março,  mas estes já foram descartados com resultado negativo.  Os casos que foram confirmados em Porto Belo foram coletados nos dias 17 e 21 de março, ambos contraíram a doença fora da cidade (voltaram de viagem) e não circularam em nenhum local público, permanecendo em casa desde o primeiro dia de retorno ao Município.

O Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde lamenta profundamente o óbito, sabendo que família e amigos sentem a perda neste momento. Para nós não se trata apenas de mais um número, mas a perda de uma pessoa que contribuiu para a sociedade e a sua falta será sentida por todos.

Todos os direitos reservados © 2024

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD