Hospital de Gaspar inicia obra para receber tomógrafo - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
29 de Outubro de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...

Ouça Agora

JUNIOR HOSTINS

11:15h

JUNIOR HOSTINS

Na sequência

Encontro com as Comunidades

11:45h

Encontro com as Co...



Hospital de Gaspar inicia obra para receber tomógrafo

22/10/2020 13:54

O Hospital de Gaspar iniciou, nesta semana, a obra de adequação do local que irá receber o novo tomógrafo. O aparelho, recebido através de doação, ficará no Centro de Diagnóstico por imagem do hospital e irá qualificar ainda mais o atendimento à comunidade. A reforma prepara o prédio que necessitará de cuidados especiais, como o reforço da estrutura do piso e paredes. A previsão de conclusão da obra é de 45 dias.

A empresa responsável pela obra, LGO engenharia, de Florianópolis, também é a responsável técnica pelos projetos de engenharia, tanto da adequação como da climatização do local. “O inicio das obras é um marco importante. Em menos de dois meses já deveremos ter o local pronto e, talvez, até mesmo com o aparelho instalado”, diz Claudio Marmentini, diretor administrativo do Hospital de Gaspar.

Segundo Marmentini, por ser um aparelho que funciona com Raio-X, é necessário o reforço da estrutura para a segurança de pacientes e dos profissionais da saúde. “O piso e as paredes irão receber uma grossa camada de concreto baritada que faz a proteção radiológica em parede, piso e teto. Dessa forma, a radiação, que já é muito baixa neste tipo de aparelho, fica isolada apenas neste ambiente”, explica Marmentini.

A obra está orçada em cerca de R$ 200 mil e abrange aprovação dos projetos nos órgãos competentes para este fim; projeto de climatização do ambiente; fornecimento de cabeamento de alimentação até o quadro de distribuição exclusiva para equipamento de tomografia, argamassa baritada para reboco interno, porta de acesso sala de tomografia, visor entre sala de análise e sala de tomografia, todos com proteção de Raio-x, e acessibilidade.

Tomógrafo

Tomografia Computadorizada é um exame de imagem de extrema importância, que usa a tecnologia de Raios-X para diagnósticos mais precisos, e é atualmente um dos principais exames para investigar nódulos ou tumores, vasos pulmonares e cerebrais, além do auxílio no combate ao Covid-19. Sabe-se que quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação do paciente, daí a importância desse tipo de exame, que devido à sua precisão, pode adiantar o tempo do tratamento e de cura.

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD