Lojas de Gaspar poderão abrir na segunda feira de Carnaval - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
05 de Junho de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Lojas de Gaspar poderão abrir na segunda feira de Carnaval

20/02/2020 11:36

Neste ano o SINDILOJAS Gaspar não estabeleceu regras especiais para o funcionamento do comércio nos dias de Carnaval.

Sendo assim, as empresas do comércio de Gaspar possuem ampla liberdade para definir com seus empregados a abertura e o horário de funcionamento no período.

Na segunda feira (24) de fevereiro, muitas  lojas devem  fechar,  mas algumas estarão atendendo normalmente. Vale lembrar que a terça-feira de Carnaval não é reconhecida por lei como feriado no Brasil.

Conforme comunicado do SINDILOJAS, de acordo com a cláusula 51 da Convenção Coletiva 2019/2020, a terça-feira de Carnaval (25 de fevereiro) é considerada folga, podendo ser antecipada para segunda-feira, dia 24.

O SINDILOJAS e a CDL de Gaspar, sugerem aos empresários associados, que caso optem pelo fechamento dos seus estabelecimentos, que faça na segunda-feira, dia 24 de fevereiro.

A CCT também determina que as empresas arquem com 50% das horas desse dia e os empregados com outros 50% - estes objetos de compensação, ou ainda estão asseguradas as seguintes opções:

1)  Fechamento na segunda-feira (24/02/2020);

2)  Fechamento na terça-feira (25/02/2020);

Fica  facultado as empresas o direito de trabalhar normalmente nestes dias (segunda e terça-feira de carnaval), contudo, se assim o fizerem, terão de conceder a sua escolha, durante a vigência desta Convenção, folga compensatória aos empregados em outro dia, arcando integralmente com as horas, sem direito a compensar a parte dos empregados.

Fica estabelecido que para o previsto nesta cláusula, os empregados não farão jus a ajuda de custo. 

Gaspar e as cidades do Vale do Itajaí não tem tradição de receberem turistas para o carnaval, pois não possuem grandes festas do gênero. A concentração de foliões fica em Florianópolis, Joaçaba e Laguna. Conforme informações de Jeferson Schramm Gestor Executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas CDL.

Reportagem: Gil Dias

 

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD