Missa e procissão marcam Dia de Corpus Christi em Gaspar - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
28 de Junho de 2017

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

A Voz do Brasil

19:00h

A Voz do Brasil

Ouça Agora

Brasil Caboclo

20:00h

Brasil Caboclo

Na sequência

Panorama Agricola(Reprise)

21:30h

Panorama Agricola(...



Missa e procissão marcam Dia de Corpus Christi em Gaspar

16/06/2017 10:14

Os Católicos de todo o país celebraram nesta quinta-feira (15), o dia de Corpus Christi, esta data representa, para a Igreja e seus fiéis, a reafirmação da fé na presença de Jesus Cristo na eucaristia, o principal sacramento da religião.

A programação como sempre inicia bem cedo,   antes mesmo do nascer do sol, com a colocação dos tapetes no morro da Igreja Matriz e nas ruas do centro de Gaspar, partindo da Igreja Matriz, descendo o morro, seguindo em trecho da rua São Pedro, sentido rua São José, dobrando para a rua Augusto Beduschi em direção a rua Cel. Aristiliano Ramos, até a Praça Getúlio Vargas, voltando para a rua São Pedro em direção ao morro da Igraja Matriz para a oração final.

Conforme o pároco da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, frei Paulo Moura a celebração é a grande festa da Eucaristia realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade e consta de uma grande celebração eucarística seguida da procissão.

A Santa Missa é o memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. com a participação dos fiéis, catequizandos, todas as comunidades, movimentos e pastorais que pertencem a Paróquia São Pedro, que foram os responsáveis pela colocação dos tapetes e na instalação dos altares, para as bençãos durante a procissão.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida e os tradicionais tapetes fazem parte da cultura da festa e são considerados como símbolos de receptividade e gratidão.

Em todo o percurso foram colocadas em cima dos tapetes, roupas e alimentos que foram doados pelos fiéis e arrecadados pelas comunidades que após a procissão serão passados para a Conferência Vicentina que fará a distribuíção desses donativos.

A exemplo dos anos anteriores os tapetes foram preparados com papel pardo e TNT com uma metragem determinada para cada comunidade, onde as mesmas desenvolverão temas relacionados a campanha da fraternidade e da Eucaristia.

procissão iniciou logo após a missa, saindo pela porta da frente da Igreja Matriz, sentido descida do morro da Igreja, em direção a casa das Irmãs, onde será preparado o 1º altar para a parada da benção.

Ao todo foram enfeitados três altares, o primeiro na rua São Pedro, em frente ao Colégio das Irmãs, o segundo na rua Cel. Aristiliano Ramos em frente a Farmácia Santo André e o último na entrada lateral da Igreja Matriz, onde foi encerrada procissão com a benção final.

Para dar maior segurança a procissão, a Ditran interditou parte da rua São Pedro, direção ao morro da Igreja Matriz e Prefeitura de Gaspar, como também parte da rua Cel. Aristiliano Ramos, no trecho que compreende a Padaria Coração do Vale até a Praça Getúlio Vargas.

A missa e a celebração contou ainda com a presença do grupo da Pastoral dos Surdos, que colaboraram com a Ordem Franciscana Secular (OFS) nas preparações dos três altares instalados para a procissão. Frei Paulo Moura, pároco da igreja Matriz, usou sinais de Libras, para que o grupo compreendesse o que estava acontecendo na missa e na procissão.

Reportagem Jean Carlo:


Fotos das Montagens dos Tapetes

Fotos da Procissão de Corpus Christi

 

 

Todos os direitos reservados © 2017

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD