Nova identidade civil começa a valer agora em 2011 e substitui RG - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
23 de Outubro de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Nova identidade civil começa a valer agora em 2011 e substitui RG

Pode dizer adeus a sua carteira de identidade, título de eleitor, CPF! Todos os documentos antigos vão ser registrado numa só carteirinha. O novo Registro de Identidade Civil, o chamado RIC, vai começa a valer agora, a partir de 2011. Um cartão com a foto impressa à laser, contendo todas as suas informações como: número do título de eleitor, CPF, RG, tipo sanguíneo, impressão digital entre outros, dentro de um chip que é quase impossível de ser copiado. Além de facilitar a vida de muita gente, que não vai mais precisar andar com tanto documento, ainda vai evitar fraudes, como explica o secretário executivo do comitê gestor do projeto, Paulo Ayran:

"O documento, ele traz 17 itens de segurança de ultima geração. A gravação à laser, por exemplo, da fotografia, é feita em camadas interiores, você não tem como remover essa fotografia utilizando produtos químicos. Então, vai dificultar muito a ocorrência de fraudes, que hoje, é muito fácil de ocorrer."

Segundo Paulo Ayran, esse tipo de documentação já é utilizada em países europeus, asiáticos e também aqui na América do Sul. No Brasil, as primeiras cidades a participar do projeto-piloto são: Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia, em Goiás, Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte e Rio Sono, em Tocantins. Neste ano, dois milhões de cidadãos serão contemplados com a carta dizendo o local da troca do documento, gratuitamente.

Fonte : Agência do Rádio - Reportagem, Lorena Rocha

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD