Operação Veraneio terá 10 mil agentes em 61 cidades de SC - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
24 de Janeiro de 2018

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Ouça Agora

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...

Na sequência

Programa Sindicato Rural

11:00h

Programa Sindicato...



Operação Veraneio terá 10 mil agentes em 61 cidades de SC

19/12/2017 13:56

Foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, em cerimônia na sede dos Bombeiros da Trindade, em Florianópolis, a Operação Veraneio 2018 em Santa Catarina. Até o dia 4 de março, 10.545 profissionais de segurança, entre bombeiros e policiais militares e civis irão trabalhar em 61 cidades do Estado. Serão investidos R$ 33 milhões ao longo de 78 dias.

O anúncio acontece em meio ao crescimento da violência em Santa Catarina. O ato contou com a presença do governador Raimundo Colombo, que garantiu que o governo está preparado para enfrentar a criminalidade durante a temporada. Colombo não acredita que notícias como o recorde de homicídios em Florianópolis possam afetar a quantidade de turistas em Santa Catarina neste verão.

— O aumento da violência está na sociedade, está no Brasil inteiro. Eu não vejo essa situação. Nós estamos enfrentando esse problema com rigor total. Acho que é bem diferente do que está acontecendo no Rio de Janeiro, por exemplo — comparou. 

Também presente na cerimônia, o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, salientou o reforço de 924 novos policiais militares formados recentemente. Sobre a violência na Capital, Grubba destacou que a atuação será em nas chamadas manchas criminais, principalmente no norte da Ilha.

— Se você fizer um comparativo do primeiro semestre desse ano com o segundo semestre, já houve uma queda violenta no índice de homicídios de Florianópolis, e agora estamos reforçando o efetivo principalmente para trabalhar nas manchas criminais das áreas consideradas críticas.

Já o secretário de Turismo, Leonel Pavan, salientou que Santa Catarina ainda é um dos principais destinos brasileiros, não só pelas belezas naturais, mas pela condição de segurança que o Estado oferece. E mais, acredita que haverá um crescimento de 10% no número de turistas com relação à temporada passada. Pavan destacou o aumento de cerca de 800 voos charter para Florianópolis neste ano, além dos voos diários, que já começaram na semana passada, entre Floripa e Buenos Aires. Também lembrou que a retomada de Santa Catarina na rota de cruzeiros pode trazer até 70 mil turistas para Porto Belo, Camboriú e Itajaí.

Polícia argentina irá reforçar Operação Veraneio

A expectativa do governo argentino é que até 1,5 milhão de "hermanos" passem férias no litoral catarinense neste verão. Por isso, uma das principais novidades para esta Operação Veraneio é o apoio da polícia do país vizinho, que terá quatro oficias trabalhando junto com as forças de segurança de Santa Catarina até março. O tenente coronel Cláudio Ludtke, chefe da Província de Missiones, esteve presente na cerimônia.

— A partir de hoje, quatro oficiais da polícia de Missionies estarão trabalhando de maneira efetiva durante toda a Operação Veraneio. Serão quatro tenentes, dois em Florianópolis, um em Meia Praia e um em Camboriú. Eles estarão aqui com a finalidade de assessorar todo o turista de fala espanhola — garantiu, em bom português.

A Operação Veraneio em números

A Polícia Militar vai atuar em 146 praias de 52 municípios, além de 26 estâncias hidrominerais. O efetivo será de 5.077 servidores, praticamente metade do quadro da corporação em SC. Deste número, 3.970 trabalham nas própria região e outros 1.107 serão alocados temporariamente.

Pelo Corpo de Bombeiros, a mobilização ocorre em 35 cidades, com monitoramento de 159 pontos e 326 km de áreas para banho. Temporariamente, vão atuar no verão catarinense 1,5 mil guarda-vidas. Duzentos bombeiros militares serão deslocados para cumprirem as escalas no Litoral e em balneários. A Polícia Civil terá reforço em 26 dos 36 municípios onde estará na operação. O helicóptero do Serviço Aeropolicial também vai participar do trabalho.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
Link de origem
Revisão e responsabilidade do site

Todos os direitos reservados © 2018

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD