Outubro Rosa reforça ações de prevenção e diagnóstico precoce - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
06 de Dezembro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...



Outubro Rosa reforça ações de prevenção e diagnóstico precoce

18/10/2019 08:56

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, seguido, em terceiro lugar, pelo câncer de colo uterino. É o que aponta o ginecologista e obstetra Leonardo Jacobsen. O médico explica que nos dois casos, há métodos de rastreio. Sabendo da importância da prevenção, neste sábado, dia 19, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, realiza novamente o exame preventivo de câncer de colo de úteroAs unidades participantes são Belchior, Margem Esquerda, Barracão, Santa Terezinha, Sete de Setembro e Coloninha. O horário é o mesmo adotado pelas unidades para o Dia D de Vacinação Contra o Sarampo, das 8h às 17h. Durante os outros dias, o exame pode ser realizado em todas as unidades mediante agendamento. 

   “No caso das mamas, temos a mamografia. É um exame muito importante, porque consegue detectar os casos bem no comecinho, o que faz com que o tratamento seja muito mais eficaz e com que haja uma enorme chance de cura”, explica. A recomendação, segundo o Ministério da Saúde, é para que mulheres de 50 a 69 anos façam a realização da mamografia de rastreamento, exame feito quando não há sinais e nem sintomas da doença.

   Quanto ao câncer de colo de útero, o método de rastreio é o preventivo. “Através dele, conseguimos detectar pequenas alterações antes de se tornarem câncer”, explica Jacobsen. “Então se juntarmos a mamografia e o preventivo, conseguimos rastrear e prevenir o câncer e, principalmente, a morte de muitas mulheres” ressalta.

   A enfermeira Angela Dall-Agnol explica que o preventivo é um exame especular para visualização do colo do útero e coleta de material para análise laboratorial. “A grande maioria das pacientes relatam não sentir dor, apenas um leve desconforto durante a realização do exame”, tranquiliza quem pretende realizar o exame. Durante o preventivo, também é realizado o exame clínico das mamas.

   A mamografia, outra medida de prevenção contra o câncer de mama, pode ser feita em Gaspar desde o ano passado. Antes era necessário percorrer cerca de 100 quilômetros para a realização do exame. Hoje, as mulheres saem da Unidade de Saúde ou da Rede Feminina de Combate ao Câncer com a requisição do exame e já podem fazer a solicitação do mesmo. A espera dura cerca de 30 dias.

Confira a programação da Secretaria de Saúde para o mês de outubro:

24 de outubro (quinta-feira): A Unidade Avançada de Saúde Gaspar Alto fará o exame de preventivo das 9h às 15h. Não é necessário agendar horário, já que os procedimentos serão feitos por ordem de chegada.

Além de atendimento nos sábados citados, a ESF Gaspar Grande atenderá todas as terças-feiras do mês (dias 01, 08, 15, 22 e 29), das 16h às 19h, realizando coleta do preventivo de colo de útero e exames das mamas.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD