Pesquisa irá diagnosticar como está o saneamento básico em Gaspar - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
19 de Abril de 2024

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Panorama Agricola(Reprise)

05:45h

Panorama Agricola(...

Ouça Agora

Sentinela da Manhã

06:05h

Sentinela da Manhã

Na sequência



Pesquisa irá diagnosticar como está o saneamento básico em Gaspar

O Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) em parceria com a Secretaria de Saúde está realizando uma pesquisa sobre o atual cenário do saneamento básico no município de Gaspar. A proposta é diagnosticar em cada comunidade as deficiências no que se refere às condições de saúde e saneamento. Além disto, esta é uma medida que consta no Plano Municipal de Saneamento Básico.

Os questionários serão aplicados pelos agentes de saúde e auxiliarão no processo de desenvolvimento de um banco de dados dos sistemas de abastecimento de água nas áreas urbana e rural, coleta e tratamento dos esgotos sanitários gerados nos domicílios e formas de destinação do lixo domiciliar pela população.

“É necessário fazer este levantamento para compreender como está a situação do saneamento básico no município. Esta parceria com a Secretária de Saúde é muito importante, pois o saneamento está ligado diretamente com a saúde e as condições de vida da população. Através dos agentes de saúde será mais viável realizar esta pesquisa, pois eles estão mensalmente na casa dos moradores, podendo assim sanar eventuais dúvidas quanto a informações básicas sobre saúde e saneamento”, explica o diretor-presidente do Samae, Lovídio Bertoldi.

A previsão de entrega dos questionários preenchidos é até o final de setembro. O próximo passo é a sistematização das informações para o diagnóstico, sendo finalizado no mês de novembro.

Os agentes de saúde também entregarão à população o folder “Gerenciar o lixo é uma responsabilidade de todos nós”. Este material contém informações sobre o lixo e suas origens, os impactos ambientais causados pela disposição inadequada de resíduos, o papel do munícipe gasparense no gerenciamento do lixo, os 4 R’s (Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), como separar o lixo e materiais que são recicláveis e não recicláveis. Além de um cartão com os dias da coleta do lixo orgânico e reciclável em cada bairro do município.

 

Fonte: Samae Gaspar

Todos os direitos reservados © 2024

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD