Polícia frustra tentativa de resgate na delegacia de Palhoça e prende suspeitos - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
19 de Junho de 2018

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Encontro com as Comunidades

11:45h

Encontro com as Co...

Ouça Agora

Melodia Sertaneja

12:00h

Melodia Sertaneja

Na sequência

Programa  A Tarde é Nossa

13:00h

Programa A Tarde ...



Polícia frustra tentativa de resgate na delegacia de Palhoça e prende suspeitos

11/06/2018 10:02

A delegacia de Palhoça, na Grande Florianópolis, registrou uma tentativa de fuga de presos por volta das 4h30 desta segunda-feira (11). Dois homens tentaram fazer o resgate de 13 presos a mando de outros quatro, que estavam do lado de fora armados em dois carros. Os agentes conseguiram impedir a ação e prenderam dois suspeitos. Os outros conseguiram fugir.

De acordo com a polícia, dois homens pularam o muro e invadiram uma área restrita na parte dos fundos da delegacia, onde fica a cela. Eles tentaram romper o cadeado para soltar os presos. O alarme disparou e os dois foram detidos pelos policiais.

Segundo a delegada Beatriz Ribas Dias dos Reis, pelo menos quatro homens armados abordaram dois usuários de drogas para praticar o ato. "A dupla foi convencida a pular para dentro da delegacia com instrumentos próprios para cortar os cadeados. Quatro foram arrebentados, mas ao abrir a porta da cela o alarme disparou. Com isso, os agentes de plantão entraram em ação e conseguiram impedir a fuga e prender os suspeitos", explicou.

Até as 7h, a equipe policial registrava o flagrante e deve interrogar a dupla. A polícia também faz buscas para tentar localizar e identificar os outros suspeitos que participaram da tentativa de fuga.

Por conta da superlotação na delegacia, os casos de prisão em flagrante realizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar foram suspensos, de acordo com a delegada.

Superlotação na delegacia

Ainda de acordo com a delegada Beatriz, o problema de superlotação na unidade por falta de vagas nas penitenciárias do Estado complica a situação de segurança no local. No momento da tentativa de resgate, 13 presos estavam na cela, sendo que o espaço limite do local é para dois.

"Estamos acumulando presos e já chegamos até 17 presos na semana passada. As transferências ocorrem esporadicamente e não atendem a nossa necessidade de evasão", explica.

Ainda de acordo com a delegada, os detidos chegam a ficar nas instalações por mais de sete dias pela falta de vagas no sistema prisional.

"A delegacia não é lugar para manter esses presos. Eles deveriam ficar aqui no máximo 24 horas [...] Além de atendimento ao público, o registro aos boletins de ocorrência, os andamentos cartorários, passamos a ter a função de custodiar os presos que deveriam ser custodiados pelo Deap", completa.

O G1 procurou o Departamento de Administração Prisional (Deap), mas até esta publicação não recebeu o retorno sobre a situação de vagas no sistema penitenciário.

Fonte: G1 Santa Catarina
Link de Origem
Revisão e responsabilidade do site     

 

Todos os direitos reservados © 2018

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD