Prefeitura e entidades traçam ações para recuperar a economia - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
31 de Março de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale



Prefeitura e entidades traçam ações para recuperar a economia

26/03/2020 15:56

A Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda e do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, promoveu uma reunião com entidades empresariais do município. A intenção do encontro, que aconteceu seguindo todas as medidas e etiquetas de higienização, é de traçar estratégias e ações de curto, médio e longo para apoiar o empresariado, colaboradores e os trabalhadores autônomos, minimizando os impactos econômicos do período de isolamento social.

   Os membros do DEL apresentaram uma análise da situação econômica devido ao COVID-19, alinhamentos de necessidades e ações para mitigar ao máximo os impactos que podem ser gerados as empresas e consequentemente aos cidadãos. Prefeito Kleber Wan-Dall abriu a reunião fazendo um resumo de todas as ações e precauções tomadas, visando sempre o equilíbrio e bom senso que a situação pede. As entidades presentes manifestaram total apoio às decisões tomadas, principalmente quanto ao cancelamento da ExpoGaspar que ocorreria em junho, que, mesmo na incerteza com relação ao período da pandemia, foi uma decisão acertada para economia de recursos e destinação as áreas necessárias como a saúde.

   A maioria das demandas trazidas pelas entidades empresariais foram, principalmente, em âmbito estadual e federal. Foi definido que é importante a unificação de esforços e aumento da representatividade com o envio dessas demandas às esferas responsáveis através das federações. Um exemplo foi o movimento Reage SC que hoje já é assinado por mais de 50 entidades, evitando assim as demandas ao Governo Federal e Estadual de forma fracionada. A Administração Municipal também deve auxiliar na cobrança de ações efetivas.

   O assunto principal da reunião foi relativo a necessidade de a economia voltar a reagir. Porém, reforçaram a importância de seguir os decretos emitidos em todas as esferas e com os devidos cuidados com o empregado, adotando as normas de segurança e saúde para se evitar possível proliferações do vírus. Além dos serviços essenciais que já estão previstos no decreto, é importante que outras áreas como a indústria e comercio comecem a planejar o retorno seguindo as orientações propostas, sendo incentivado que, na próxima semana a partir do dia 31, as atividades voltem ao normal gradativamente, possibilitando uma retomada mais eficiente da movimentação econômica.

   Durante a reunião as entidades e a Prefeitura ressaltaram que existem exceções e possibilidades para que algumas atividades mantenham o funcionamento, mesmo que mínimo. As indústroas podem operar, mesmo não sendo serviços essenciais, mediante a redução de 50% do total de trabalhadores da empresa, por turno de trabalho e garantindo que idosos e pessoas do grupo de risco fiquem em casa. Para o comércio é importante ressaltar que está autorizado delivery de qualquer natureza.

   Outro ponto abordado foram as dificuldades e cuidados para continuidade do negócio de forma sadia. Mesmo com o fim do isolamento e retorno às atividades na próxima, será necessário aprender a conviver com vírus e adotar medidas de segurança. Por exemplo, cuidados no caixa para evitar contato, como os supermercados já vem adotando, a disponibilização de itens de higienização. Enfim, a busca de alternativas e oportunidades para vendas e realização de negócios e os cuidados na gestão. As entidades se colocaram à disposição para auxiliar, através de suas equipes e parceiros como o Sebrae a elaborar planos e ideias que possam ser desenvolvidos nas empresas, indústrias e comércios.

   Estiveram presentes nessa reunião integrantes da ACIG, AMPE, SINDILOJAS, DEL, Prefeitura, ressaltando que outras entidades como o CDL foram convidadas e não compareceram.

Fonte: PMG

 

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD