Prefeitura orienta sobre nova distribuição de vacinas contra a Febre Amarela - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
17 de Agosto de 2018

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Sentinela da Manhã

05:00h

Sentinela da Manhã

Ouça Agora

Panorama Agricola

05:50h

Panorama Agricola

Na sequência



Prefeitura orienta sobre nova distribuição de vacinas contra a Febre Amarela

20/01/2018 01:14

             Seguindo as recomendações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina – DIVE, que pretende ampliar a vacinação contra a febre amarela para crianças de 9 a 11 meses de idade em todo território catarinense, a Prefeitura Municipal de Gaspar por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir desta sexta-feira (19), a aplicação da vacina, para esta faixa etária, será realizada através de agendamento prévio.

            A medida foi tomada para agilizar a distribuição das doses e evitar o desperdício das vacinas, pois os frascos são multidoses, e desta forma é possível otimizar a utilização de cada um deles, evitando o desperdício, haja vista que após aberto, o frasco da vacina contra a Febre Amarela possui validade limitada de 6 horas.

            De acordo com orientação do Ministério da Saúde, pessoas com menos de 9 meses ou acima dos 60 anos, só devem receber a dose com prescrição médica.

            Quem tiver viagem marcada para locais de risco, precisa procurar uma das unidades de saúde relacionadas abaixo para mais esclarecimentos, as equipes já estão orientadas quanto às condutas.

            É importante ressaltar que a vacina contra a febre amarela, só tem eficácia depois de pelo menos 10 dias de aplicação. Viajar antes desse prazo, mesmo tendo aplicado a vacina é tão perigoso quanto viajar sem estar vacinado.

 Confira abaixo como as doses da vacina serão disponibilizadas nas seguintes Unidades de Saúde:

 * Belchior;

* Centro (atende a área das unidades Waltrudes Bosio e Lagoa );

* Santa Terezinha (atende a área das unidades Poço Grande e Barracão);

* Bela Vista (atende a área das unidades Jardim Primavera e Figueira);

* Gasparinho Quadro (atende a área das unidades Gaspar Grande, Coloninha e Gaspar Alto)

Fonte: PMG

Tire suas dúvidas sobre dose única da vacina para febre amarela

A estratégia do Ministério da Saúde para a prevenção da febre amarela no país mudou. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o esquema vacinal passa a ser de uma única dose. A medida é segura e garante proteção durante toda a vida.

Por causa da mudança no número de doses necessárias para a imunização, algumas dúvidas podem surgir entre a população, mas é importante buscar a fonte oficial para entender o que permanece e o que muda nesse momento. A vacina contra febre amarela é altamente eficaz e segura para o uso. Confira algumas respostas para a mudança no o esquema vacinal da febre amarela que passa a valer em todo o território nacional:

 

Qual é a principal mudança no número de vacinas que as pessoas devem tomar para prevenir a febre amarela?

A população não precisará mais tomar duas doses da vacina de febre amarela para ficar imunizada para toda a vida contra a doença. Uma única dose da vacina será suficiente para isso.

 

Se já tomei uma dose da vacina anterior à mudança, preciso tomar outra dose agora?

Não. O que muda é que antes a população era orientada tomar um reforço da vacina. Agora, o Ministério da Saúde recomenda apenas uma dose ao longo da vida.

 

Tomei a primeira dose que estava no esquema anterior, estou imunizado ou preciso completar o esquema vacinal anterior que era de duas doses?

O que foi retirado do esquema vacinal anterior é justamente a segunda dose, considerada como reforço para a imunização. Se você tomou apenas uma dose da vacina, passará a estar com o esquema completo e não precisa mais tomar essa segunda dose.

 

A vacina mudou? Como saber se estou tomando é a nova dose ou a que estava no esquema anterior?

A vacina não mudou. É importante entender que a vacina do esquema anterior é exatamente a mesma que está disponível agora. Apenas mudou o número de doses necessárias para garantir a imunização contra a febre amarela. O Ministério da Saúde adotou a recomendação da OMS que indica que apenas uma dose da vacina é necessária para prevenir contra a febre amarela.

 

Nova recomendação é temporária?

A partir de agora, o Ministério da Saúde adota a recomendação da Organização Mundial da Saúde de uma dose para a febre amarela e esse será o esquema vacinal do país. Quem já tomou uma dose, em qualquer época da vida, está imunizado.

 

Além da mudança na dose, mudou também o público-alvo da vacina? Quem deve se vacinar contra a febre amarela?

Não há mudança no público-alvo. Devem se vacinar contra a febre amarela pessoas que moram nas áreas de recomendação da vacina ou que viajam para essas localidades que não tomaram nenhuma dose da vacina. Quem já tomou uma ou mais doses não precisa ser vacinado.

 

Quais são as áreas de recomendação para a vacinação contra a febre amarela?

A vacinação de rotina para febre amarela é ofertada em 19 estados ( Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) com recomendação para imunização.

Na Bahia, Piauí, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a vacinação não ocorre em todos os municípios. Além das áreas com recomendação, neste momento, também está sendo vacinada de forma escalonada a população do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Todas as pessoas que vivem nos locais chamados de área de recomendação devem tomar uma dose da vacina ao longo da vida.

 

Qual a orientação para turistas estrangeiros que visitam as áreas de recomendação de vacina no Brasil com as mudanças?

Tanto para turista quanto para a população, o novo esquema é o mesmo. É necessária apenas uma dose da vacina contra a febre amarela para a imunização.

Fonte: Ministério da Saúde

 

Todos os direitos reservados © 2018

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD