Procon divulga resultado da pesquisa de preço em supermercados em Gaspar - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
17 de Novembro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Santa Missa

08:00h

Santa Missa

Ouça Agora

PARADÃO DA SENTINELA

09:00h

PARADÃO DA SENTINE...

Na sequência



Procon divulga resultado da pesquisa de preço em supermercados em Gaspar

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) ,divulga resultados da pesquisa de preços de supermercados, realizada para o mês de setembro. A análise abrange cinco supermercados da cidade. Os produtos que tiveram os preços analisados foram escolhidos previamente pela própria comunidade. A pesquisa possui um comparativo entre o menor preço, o maior, e média da economia que o consumidor pode ter em relação a cada estabelecimento.

De acordo com os valores coletados, a maior variação de preço foi a Alface com uma diferença de quase 60% em seguida o quilo do Arroz com 45% e a Laranja Pêra com a variação de 42% o quilo. Quem pesquisar poderá fazer uma economia significativa. Os estabelecimentos consultados foram: Supermercado Archer, Supermercados Carol, Galegão, Rede Top e Otto Atacarejo.

O Procon realiza mensalmente pesquisas de produtos nos supermercados da cidade. O Superintendente, Thiago Zardo Machado explica a atividades realizadas. "Foi uma ação colaborativa em parceria com o consumidor. É necessário conscientizar a população para que fique atento aos preços e pesquise antes de comprar. O Procon segue vigilante contra os preços abusivos", finaliza Zardo.

A pesquisa tem caráter informativo e visa mostrar ao consumidor que é importante pesquisar antes de comprar, além de informar os direitos do consumidor caso o estabelecimento esteja praticando um preço abusivo.

 Fiscalização

Nas últimas semanas o Procon de Gaspar, intensificou as fiscalizações em supermercados e postos de combustíveis do município. As ações aconteceram em supermercados e o foco foram os alimentos de origem animal, principalmente no que diz respeito ao vício de quantidade (peso diferente do que o indicado na embalagem). De acordo com a Superintendência do Procon de Gaspar, alguns alimentos apresentaram uma diferença de peso da embalagem de quase 200 a menos em referência a 1kg.  Além dessa ação, foram inutilizados mais de 170kg de carne imprópria para o consumo. Entre as principais irregularidades, foram encontrados produtos sem indicação de procedência, validades, embalagens adulteradas e falta de informações. Os supermercados que apresentaram irregularidades receberam notificações e orientações.

Outra atividade realizada pelo Procon nos últimos dias, foi a fiscalização da qualidade da Gasolina aditivada  vendida nos postos de combustíveis de Gaspar. Quatro estabelecimentos tiveram amostras enviadas para o Laboratório de Análises de Combustíveis da FURB. O tempo médio para receber o relatório com os resultados é de aproximadamente 10 a 15 dias.

Conforme informações do  Superintendente do Procon de Gaspar, Thiago Fellipe Zardo Machado.

Fonte: PMG 

Reportagem: Gil Dias


Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD