Projeto de estruturação de Farmácia Viva é aprovado - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
21 de Janeiro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Projeto de estruturação de Farmácia Viva é aprovado

19/12/2018 10:27

A Secretaria de Saúde de Gaspar teve projeto aprovado pelo Ministério da Saúde e aprovação dele traz um recurso de R$458.593,52 para colocá-lo em prática. O projeto trata-se da produção, manipulação, controle de qualidade e dispensação de fitoterápicos no município. Além disso serão realizadas capacitações e distribuição de materiais informativos para as equipes de saúde e para os pacientes.

Este projeto será realizado a princípio a partir da parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura de Gaspar, podendo contar com outros parceiros como Epagri, instituições de ensino e pesquisa, agricultores locais e comunidades terapêuticas.

O objetivo do Edital em questão é a seleção de projetos de estruturação e consolidação de assistência farmacêutica em plantas medicinais e fitoterápicos, com ênfase em controle de qualidade, contribuindo para garantir o acesso de usuários do SUS a fitoterápicos com qualidade, segurança e eficácia, conforme a Política e o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas (PNPMF).

Para a farmacêutica Jeanne a inclusão de medicamentos fitoterápicos no elenco dos medicamentos distribuídos nas unidades de saúde só traz benefícios a população, uma vez que o projeto promove a saúde e não somente trata doenças. As espécies foram escolhidas considerando as principais necessidades de saúde para a população. Um dos fitoterápicos escolhidos foi a espinheira santa, o qual poderá ser substituído gradualmente para os pacientes que já utilizam o omeprazol e como terapia inical para os que nunca utilizaram, pois o uso do omeprazol a longo prazo pode prejudicar a absorção de minerais e vitaminas e provocar diversos problemas de saúde, como osteoporose, anemia e até demência (Alzheimer).

A elaboração do projeto conta com uma equipe multidisciplinar que possui conhecimento dos programas relacionados a plantas medicinais e fitoterápicos e tem como objetivo melhorar a saúde da população de Gaspar e minimizar o consumo excessivo de medicamentos sintéticos e seus efeitos colaterais. 

Para o Secretário de Saúde Roberto Pereira, este projeto além de fomentar a ciência, também agitará a pesquisa e agricultura. Como o projeto visa diminuir o uso de medicamentos sintéticos, promoverá a saúde para a população.

Fonte: Prefeitura Municipal de Gaspar
Link de Origem
Revisão e responsabilidade do site

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD