Projeto do IFSC ajuda idosos durante o distanciamento social - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
28 de Setembro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Brasil Caboclo

19:00h

Brasil Caboclo

Ouça Agora

A Voz do Brasil

21:00h

A Voz do Brasil

Na sequência



Projeto do IFSC ajuda idosos durante o distanciamento social

Manter-se em distanciamento social, sem sair de casa, conforme recomendam as organizações de saúde para evitar o contágio da Covid-19, pode ser uma tarefa difícil, não só para os mais jovens, mas também para os idosos. Com o objetivo de tornar esse momento de isolamento social mais tranquilo e saudável para os idosos, o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Gaspar iniciou um projeto de extensão em parceria com a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Assessoria de Assuntos para Melhor Idade.

O projeto intitulado “O papel da ludicidade no processo de envelhecimento” prevê a distribuição de jogos como estratégia no enfrentamento do isolamento social. Foram produzidos inicialmente, 50 jogos, que serão distribuídos para os idosos que frequentam o Centro de Convivência. O projeto é coordenado pelo professor Anderson da Silva Honorato, que já atua desde 2019 com o desenvolvimento de oficinas para os idosos no município.

A partir dessa adesão, Anderson reitera que manter os idosos ocupados com esses jogos pode ser uma boa técnica para tirá-los de um isolamento social que pode, inclusive, trazer danos para a saúde mental. “Observamos a carência de materiais lúdicos, que promovam a elevação da autoestima, a diminuição das taxas de adoecimento, a construção de vínculos sociais, a fruição e o desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido, o projeto de extensão desenvolveu e adaptou jogos aos idosos que possam atenuar o isolamento social causado pela pandemia”, conta.

Os jogos possuem relação com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tange ao processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso, Saúde, Educação em Direitos Humanos e Trabalho e Vida Familiar e Social.Foram criados e adaptados quatro jogos específicos para atender a demando dos idosos, o Memoforca, Engana Bobo, Pictureka e Jogo de Damas Personalizado. Em Gaspar, o jogo Memoforca será distribuído para os idosos.

O objetivo do jogo é desenvolver a memória, coordenação motora, visão, função executiva do cérebro e o processamento de informações. O intuito do jogo é fazer com que o idoso saia de sua zona de conforto e exercite o cognitivo de forma fácil, simples e divertida, fazendo que não seja algo cansativo e sim que seja algo que estreite suas relações interpessoais com os familiares. Em breve o projeto prevê a ampliação de todos os jogos em Gaspar.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD