Projeto Farmácia Viva é destaque em evento catarinense - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
21 de Abril de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Projeto Farmácia Viva é destaque em evento catarinense

10/02/2021 08:37

O Projeto ‘Farmácia Viva Gaspar’ será destaque na 13º Campo Demonstrativo Coopersulca, um dos principais eventos sobre novas cultivares e tecnologias nas culturas de arroz, milho, trigo e pastagem. Além disso, o evento serve para divulgação de pesquisas e recomendações para a safra de 2021/2022. O evento ocorre dia 9 de fevereiro, às 13h30, no município de Turvo, no extremo Sul do estado. O evento é realizado pela Coopersulca em parceria com a Epagri.

A representante de Gaspar será a farmacêutica Jeanne Alessandra Santana, que é uma das palestrantes confirmadas. O tema a ser apresentando no evento será ‘Plantas medicinais como alternativa de tratamento em saúde’.Iniciado em 2018, o projeto foi elaborado pela diretoria de assistência farmacêutica, juntamente com as secretarias de Saúde e Agricultura. Foram distribuídos em apenas 1 ano, mais de 172 mil doses de medicamentos fitoterápicos, entre eles: Maytenus ilicifolia (Espinheira Santa), Passiflora incarnata (Maracujá) e Mikania glomerata (Guaco).

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar que possui conhecimento dos programas relacionados a plantas medicinais e fitoterápicos e tem como objetivo melhorar a saúde da população de Gaspar e minimizar o consumo excessivo de medicamentos sintéticos e seus efeitos colaterais.

O que são medicamentos fitoterápicos?

Plantas medicinais são aquelas usadas tradicionalmente e que possuem capacidade de aliviar sintomas ou até curar algumas patologias. Geralmente a população faz uso desse tipo de planta através de chás, infusões, macerados, sucos, entre outras formas. É um medicamento obtido exclusivamente de matérias-primas vegetais. Ele pode ser simples, quando é proveniente de uma planta, ou composto, proveniente de mais uma planta. Assim como os medicamentos sintéticos, cujas substâncias são produzidas em laboratório, os fitoterápicos também passam por processos farmacêuticos industriais de produção e seguem rigorosos controles de qualidade.

Atenção

Os medicamentos fitoterápicos possuem seus benefícios comprovados e como qualquer medicamento podem ocasionar problemas que provocam até mesmo a morte se não forem usados corretamente e em doses certas. É comum que as pessoas pensem que, por ser um produto natural, ele não causa problemas à saúde. Por isso só devem ser usados por recomendação médica.

A Farmaceutica Jeanne Santana esteve no evento realizado nesta terça-feira 09 de fevereiro no sul do estado. Por telefone Jeanne conversou com nossa reportagem e explicou a importância do projeto desenvolvido na cidade coração do vale. 

Fonte: PMG

Reportagem: Gil Dias 

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD