Proprietário rural tem mais um ano para fazer o Cadastro Ambiental Rural - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
19 de Dezembro de 2018

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Encontro com as Comunidades

11:45h

Encontro com as Co...

Ouça Agora

Melodia Sertaneja

12:00h

Melodia Sertaneja

Na sequência

Programa Benvindo Miglioli

13:00h

Programa Benvindo ...



Proprietário rural tem mais um ano para fazer o Cadastro Ambiental Rural

03/05/2015 07:21

O prazo para entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que venceria nesta terça-feira (5 de maio) foi prorrogado para mais um ano. O decreto de prorrogação deve ser publicado nesta segunda-feira. A notícia representa um alívio aos produtores rurais de todo o país, já que apenas 700 mil dos 5,4 milhões de imóveis rurais haviam sido declarados.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Gaspar (Sitrug) Ivanilde Rampeloti, explica que o CAR é obrigatório e deve ser feito em todas as propriedades rurais do país e essa prorrogação tirou um peso do produtor rural que não estava conseguindo acessar a plataforma de declaração, nem encontrar profissionais para fazer o cadastro em virtude da demanda.

Ivanilde Lembra que já sabendo dessa dificuldade, o sindicato disponibilizou para os assiciados um engenheirto florestal, que todas as sextas-feiras, está atendendo na sede do sindicato, para a realização do cadastro através de agendamento, mas mesmo assim há muitos cadastro para serem feitos.

A presidente alerta que a não efetivação do cadastro impede o produtor de obter linhas de crédito e financiamentos. Ela lembra que o CAR é um registro eletrônico instituído pelo Código Florestal (Lei 12.651/12) que pretende reunir informações georreferenciadas de todos os imóveis rurais do país, com delimitação de Áreas de Proteção Permanente (APPs), reserva legal, remanescentes de vegetação nativa, entre outras. “O objetivo é traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. 

Todos os direitos reservados © 2018

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD