Rodovia entre Gaspar e Blumenau não deve receber revitalização - Rádio Sentinela do Vale

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Rodovia entre Gaspar e Blumenau não deve receber revitalização

24/08/2017 10:19

Na manhã desta segunda-feira (21), o Comitê da Duplicação da BR-470 participou da reunião promovida pelas 12 entidades empresariais que compõem a regional do Vale do Itajaí da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), no Centro Empresarial de Blumenau. O objetivo era tratar da iniciativa chamada “Voz Única do Vale”, que une forças para cobrar obras prioritárias para a região. O encontro contou com a presença de representantes do Fórum Parlamentar Catarinense, secretários de Estado, prefeitos e vereadores da região, além do diretor do Departamento de Parcerias do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Fábio de Freitas.

As obras de duplicação da BR-470 e o projeto de concessão foram um dos assuntos de destaque do evento. Secretário executivo da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), Cleber Stassun abriu a discussão mostrando um panorama atual das obras e enfatizando a importância da bancada catarinense na briga por mais recursos para dar continuidade à duplicação. Líder do Fórum Parlamentar Catarinense, o deputado federal João Paulo Kleinübing mais uma vez defendeu que a concessão é a única solução viável. “A bancada está trabalhando nas duas frentes, tanto para levantar recursos para as obras já licitadas quanto para avançar na concessão. Mas a nossa meta é realizar até o final do ano a audiência pública para viabilizar a concessão”, afirmou.

Diretor de Parcerias do Ministério, Fábio de Freitas destacou que a situação do Dnit é bastante precária e que a duplicação da BR-470 é uma obra cara, tanto do ponto de vista das desapropriações na área urbana como de engenharia da estrada, que vai exigir a aplicação de diversas tecnologias. “Há esforços dos governos federal e estadual, assim como do Fórum Parlamentar, para se chegar a uma solução mais crível. O sucesso do projeto vai depender da união de todos”, argumentou. Murilo Flores, secretário do Estado de Planejamento, completou dizendo que o acordo é que o governo estadual vai concentrar esforços no estudo da concessão, enquanto a bancada catarinense se empenhará em buscar recursos federais para executar os contratos em vigor. “São ações que se complementam e que vão acontecer em paralelo”, destacou.

No final da reunião foi cobrado um prazo de 90 dias para o Fórum Parlamentar e o governo estadual apresentarem novas informações sobre a duplicação e o projeto de concessão. Assim como para a BR-470, o grupo também estabeleceu prazos e padrinhos para acompanhar as demandas referentes a outros assuntos relevantes para o Vale, como revitalização da rodovia Jorge Lacerda; bacia de evolução na foz do Rio Itajaí-Açu, que atende os portos de Itajaí e Navegantes; investimentos no aeroporto de Navegantes; sistema de prevenção de enchentes (monitoramento e barragens); mudança no Pacto Federativo; e anel de contorno de Gaspar.

Kms 0 a 1,8: duplicação
A revitalização da rodovia Jorge Lacerda prevê uma nova pavimentação em 25,4 quilômetros da rodovia entre a BR-101 e a Ponte do Vale, em Gaspar. Mas três pontos da rodovia terão intervenções mais complexas. O primeiro deles é no trecho entre os Kms 0 e 1,8, na reta que dá acesso ao trevo da BR-101, em Itajaí. Neste ponto, a pista será duplicada e terá uma mureta separando os fluxos e duas rotatórias, uma próxima ao trevo e a outra no lado oposto, para permitir que motoristas façam o retorno. Próximo ao acesso aos loteamentos Portal I e II a rodovia será elevada para que por baixo haja uma passagem de pedestres. Neste trecho da rodovia passam em média 45 mil veículos por dia. A intenção é melhorar o fluxo de carros e caminhões na região, onde há várias empresas de logística.

Kms 3,8 a 5,5: elevação
O segundo ponto de maior intervenção será no trecho entre os Kms 3,8 e 5,5, próximo a uma distribuidora de gás e ao trevo de acesso ao bairro São Roque, em Itajaí. Neste local, a altura da pista será elevada com pedras para que a via não seja atingida por alagamentos.

Kms 22 a 23,7: marginais
Por fim, entre os Kms 22 e 23,7, no trecho entre a empresa Bunge e o Auto Posto Testoni, haverá duas rotatórias, vias marginais e calçadas para tentar organizar o fluxo de caminhões, carros e pedestres que é intenso no local. Marcações nas laterais da rodovia já foram feitas nos últimos dias. Em todos esses pontos a promessa é de que o pavimento terá cinco centímetros de asfalto convencional e mais cinco de asfalto-borracha, considerado mais resistente. O motivo é o fluxo pesado que a rodovia recebe.

Demais pontos, exceto Centro de Ilhota: asfalto novo
Nos demais pontos, a obra prevê apenas a nova pavimentação, além de ações de drenagem e contenção nos pontos em que forem necessários. Haverá também, além das quatro rótulas, três interseções de acesso ao Loteamento Santa Regina, ao bairro São Roque, em Itajaí, e à Rua Pedro Schmitt Júnior, em Gaspar. No trecho de Ilhota, porém, entre os Kms 12,2 e 14,1, não haverá revitalização porque o trecho da rodovia foi municipalizado e é de responsabilidade da prefeitura.

Fonte: Sindilojas Blumenau

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