Saúde de Gaspar intensifica Ações do Dezembro Vermelho - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
11 de Dezembro de 2018

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

PEROLAS DO HUMOR

13:00h

PEROLAS DO HUMOR

Ouça Agora

SHOW DE BANDAS

14:00h

SHOW DE BANDAS

Na sequência

SINTONIA TOTAL

15:00h

SINTONIA TOTAL



Saúde de Gaspar intensifica Ações do Dezembro Vermelho

04/12/2018 12:02

O estado de Santa Catarina ocupa o segundo lugar no ranking com pessoas portadoras da Aids, foram registrados  747 casos de HIV, vírus da imunodeficiência humana, em 2018, conforme o Ministério da Saúde. Em Gaspar 272 pessoas estão em acompanhamento no SAE.

A infecção não tem cura, mas tem tratamento. Esses procedimentos podem evitar o estágio mais avançado da presença do vírus no organismo, que é a síndrome conhecida como Aids. Em 2017, 483 moradores do estado morreram de Aids.

Neste  mês de dezembro está sendo  realizada  a Campanha “Dezembro Vermelho”. Esta campanha alerta a população para a prevenção e diagnóstico precoce do vírus HIV.

Para marcar o Dezembro Vermelho de Luta Contra a AIDS, a  Secretaria da Saúde do município, busca fortalecer a prevenção contra o HIV/AIDS, realizando orientações, testes rápidos e a distribuição de preservativos.

A primeira providência ao descobrir que é portador do vírus é agendar uma consulta médica com um infectologista, para solicitação dos exames comprobatórios e a indicação do tratamento.

Durante todo o mês dezembro, serão realizados exames  para adultos e crianças nas unidades de saúde dos bairros de Gaspar e também na unidade de saúde do centro. O resultado do teste  sai em poucos minutos.

Apesar de todas as informações sobre a doença, as  pessoas ainda tem medo de realizarem o exame e descobrirem que são portadores do virus. 

A principal prevenção deve ser feita através do uso de preservativos no sexo seguro, segundo a Médica Infectologista Doutora Midian Lopes.                                  

Reportagem: Gil Dias

Todos os direitos reservados © 2018

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD