Secretaria de Saúde de SC emite alerta contra o sarampo - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
16 de Julho de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

PEROLAS DO HUMOR

13:00h

PEROLAS DO HUMOR

Ouça Agora

SHOW DE BANDAS

16:00h

SHOW DE BANDAS

Na sequência

Oração da Ave Maria

18:00h

Oração da Ave Mari...



Secretaria de Saúde de SC emite alerta contra o sarampo

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu alerta contra o sarampo. O motivo foi a confirmação de casos de doenças na Argentina e nos estados brasileiros do Pará e Rio Grande do Sul.

De acordo com Maria Cristina Willemann, assessora de doenças exantemáticas da Diretoria de Vigiliância Epidemiológica (Dive), o comunicado é para que os profissionais da área fiquem atentos para possíveis casos com os sintomas da doença:

- É preciso manter vigilância intensa para não voltarmos a ter registro de sarampo em Santa Catarina. Se os sintomas forem detectados, tem que fazer o bloqueio para evitar possíveis transmissões - ressalta.

Entre as medidas de bloqueio à disseminação do vírus está a vacinação daqueles que tiveram contato com algum infectado e ainda não foram imunizados. O último registro da doença no Estado foi em 2005, quando um homem, de Florianópolis, viajou ao exterior e contraiu o vírus.

- Todos devem conferir a carteira de vacinação para ver se estão imunizados. As unidades de saúde oferecem gratuitamente a vacina contra o sarampo para pessoas 12 meses de idade e 49 anos. Em caso de suspeita de sarampo, é preciso procurar atendimento urgentemente para que seja feito o diagnóstico e tomado os cuidados necessários - destaca.

Conforme o comunicado do Dive, emitido no último dia 26, o Brasil é considerado livre da circulação do vírus desde 2000. O sarampo provoca reações bem definidas no organismo: manchas avermelhadas pelo corpo e febre, aliados a problemas como tosse, coriza ou conjuntivite.

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD