Trabalhadores são resgatados em condições precárias em Lages - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
24 de Setembro de 2018

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Brasil Caboclo

19:00h

Brasil Caboclo

Ouça Agora

A Voz do Brasil

21:00h

A Voz do Brasil

Na sequência



Trabalhadores são resgatados em condições precárias em Lages

09/07/2018 09:56
Onze trabalhadores nordestinos que estavam vivendo em condições precárias em um alojamento em Lages, na Serra catarinense, foram resgatados pelo Ministério do Trabalho após denúncia. Eles permaneceram no local por quatro meses, dormindo no chão e trabalhando sem equipamentos de proteção individual.

“Havia muito mofo, muita sujeira, propícia a gerar doença para esses trabalhadores. A água que eles bebiam eram compartilhadas, então tem uma série de problemas que podem acontecer”, disse o auditor fiscal do trabalho Joel Darcie.

De acordo com Darcie, três trabalhadores estavam doentes e um deles foi levado em estado grave para o hospital, com início de pneumonia. A maioria deles não tinha carteira assinada.

“Eles só recebiam se fosse o dia que eles trabalhassem. Então, por exemplo, quando chove aqui na região, eles acabavam ficando no alojamento e sem receber nada”, disse o auditor.

Depois de serem resgatados pelo Ministério do Trabalho, eles ficaram em um hotel por quatro dias, período em que a rescisão foi feita.

Os trabalhadores vieram do Nordeste para a colheita da maçã no início do ano. Nesse meio tempo, conseguiram trabalho em uma lavoura de batatas, na Coxilha Rica, em Lages. Além das condições em que viviam, o Ministério do Trabalho também constatou que o empregador não fornecia equipamentos de segurança.

“Nesse ponto também existiam uma série de irregularidades. Eles não recebiam os equipamentos: bota, luva pra proteger. Também boné, um chapéu pra proteger do sol”, afirmou Darcie.

O empregador agora, deve responder um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) por danos morais e pagar multa. O valor não foi informado.

Fonte: G1 Santa Catarina
Link de Origem
Revisão e responsabilidade do site 

Todos os direitos reservados © 2018

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD