Último dia da Festa de São Pedro, muita alegria e diversão - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
27 de Janeiro de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

ARENA SERTANEJA

15:00h

ARENA SERTANEJA

Ouça Agora

SÓ MODÃO

17:00h

SÓ MODÃO

Na sequência

Oração da Ave Maria

18:00h

Oração da Ave Mari...



Último dia da Festa de São Pedro, muita alegria e diversão

01/07/2013 00:58

O último dia de festividades para comemorar o padroeiro São Pedro começou bem cedo, com transporte da imagem de São Pedro por alguns bairros de Gaspar, que foi feita pelo corpo de bombeiros de Gaspar. O repórter Jota Aguiar, que desde o primeiro dia de festa, acompanhou os melhores momentos, também esteve nesta carreata. Logo após, foi celebrada a missa, e ao término da mesma foi realizado no pátio do salão Cristo Rei um completo serviço de bar e cozinha. Diversão não faltou, foi um momento de reencontrar amigos e fazer um bom bate-papo. No estúdio montado pela Radio Sentinela, em parceria com o Jornal Cruzeiro, muitas lideranças estiveram presentes, os acessos a internet para visualização das imagens da festa foram recorde no site da Sentinela. Ao término da festa nosso repórter Jota Aguiar,conversou com alguns visitantes e organizadores, para fazer uma avaliação de mais uma edição da festa de São Pedro. Confira.

Procissão de São Pedro marca o domingo de festa

A grande festa da Paróquia é a do padroeiro, neste dia 30 de junho, como todo ano realizou a procissão destas vez de uma forma diferente pelas ruas de Gaspar no amanhecer sob o comando do SGT José Carlos do Corpo de Bombeiros de Gaspar o caminhão percorreu Gaspar dando a bóia nova da chegada do padroeiro nosso repórter Jota Aguiar acompanhou o trajeto até a paróquia são Pedro confira as imagens de mais este momento marcante da festa e uma cobertura de todos os dias de festividades, saiba um pouco mais sobre o padroeiro são Pedro A Festa de São Pedro Apóstolo surgiu há 163 anos, antes de a Paróquia ser reconhecida. São 163 anos ininterruptos de festa, por isso ela é uma referência regional.

Mais fotos: Click aqui

Saiba mais sobre São Pedro

Discípulo de Jesus nascido em Betsaida, Galiléia, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos e o fundador da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa. As principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), onde aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo e as duas epístolas do próprio apóstolo. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum, com a família da mulher (Lc 4,38-39).

Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus por seu irmão, em Betânia, onde tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de João Batista. No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que significava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo. Jesus, além de muda-lhe o nome, o escolheu como chefe da cristandade aqui na terra: “E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus” (Mt. 16: 18-19).

Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze, participando dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. Teve, também, seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar.

Após a Ascensão, presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades. Fundou as linhas apostólicas de Antióquia e Síria, as mais antigas sucessões do Cristianismo, precedendo as de Roma em vários anos, que sobrevivem em várias ortodoxias Sírias.

Encontrou-se com São Paulo, ou Paulo de Tarso, em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Após esse encontro, foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu à comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana e, por isso, segundo a tradição, foi executado por ordem do imperador, no mesmo ano de Paulo e pelo mesmo motivo, mas em ocasiões diferentes.

Conta-se, também, que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo. Seu túmulo se encontra sob a catedral de S. Pedro, no Vaticano, e é autenticado por muitos historiadores. É festejado no dia 29 de junho.

 

Público na Festa de São Pedro surpreende 

4º dia de Festa 29-06-13

A quarta noite da 163ª edição da Festa de São Pedro começou animada. Desde às 19h deste sábado, 29, dezenas de pessoas começavam a chegar ao Pátio do Salão Cristo Rei. Por volta das 21h, o local já estava lotado. A Banda São Pedro animou os participantes com uma apresentação musical.

A Roda da Fortuna, Roda das Bonecas, pescaria, bingo e diversas outras brincadeiras garantiram a diversão de todos. Além disso, a gastronomia da festa, considerada seu ponto forte, marcou a noite.


 

Sexta-feira público animado na Festa de São Pedro

3º dia de Festa 28-06-13

a excelente presença de público marcaram a terceira noite da 163ª Festa de São Pedro em Gaspar. Embalados pelo som ambiente característico, os visitantes divertiram-se na Roda da Fortuna e nas diversas barracas que ofereciam brincadeiras. Houve quem saísse de mãos cheias, com os prêmios recebidos nas barracas da festa. O tradicional churrasco, servido aos presentes, rendeu comentários positivos do público, assim como tantas outras opções em gastronomia.

Apesar dos 18 graus de temperatura, o clima esteve bastante agradável e o frio foi um convite para provar o pinhão, a pipoca e as comidas típicas das festas juninas. A movimentação foi intensa a partir das 20h30, logo após a Missa do 2º dia do Tríduo de São Pedro. Podia-se ver famílias inteiras chegando na festa, pais, avós, filhos e netos que, depois da Missa, foram conferir os atrativos no pátio do Salão Cristo Rei.

A Roda da Fortuna foi uma atração à parte. Os sorteios iniciaram logo depois das 20h e se estenderam até depois das 23h e esta foi uma das atrações mais concorridas da noite, assim como a roda dos brinquedos e a roda das bonecas.

A Rádio Sentinela, presente desde a abertura do evento, divide o espaço e une forças com o  Jornal Cruzeiro do Vale. A cooperação entre as equipes vai além da cobertura e da troca de informações. A página principal do Cruzeiro do Vale traz uma câmera ao vivo, em parceria com a Rádio sentinela, e os profissionais trabalham integrados desde a quarta-feira, nas primeiras transmissões ao vivo.


Rádio Sentinela na cobertura do segundo dia de festa

2º dia de Festa 27-06-13

Os festejos populares iniciaram na noite de quinta-feira (27), com a tradicional Sopa de São Pedro, que é destaque no evento. Tiveram a chance de provar as comidas típicas da festa como pinhão, pastel, guloseimas, bolos e cachorro-quente. Para a animação do público, também a roda da fortuna, sacola surpresa, porquinho da índia e pescaria. Ainda na noite foi acesa a tradicional Fogueira de São Pedro, momento muito esperado por todo o público. Nosso repórter Jota Aguiar acompanhou o primeiro dia de festividades e conversou com participantes deste mega evento, confira.



Macarronada atraiu grande público ao primeiro dia de festa 

1º dia de Festa 26-06-13

Os festejos populares iniciaram na noite de quarta-feira (26), com a tradicional Macarronada de São Pedro, que é destaque no evento. O prato principal, preparado pelo grupo Gasparetto, foi servido no Salão Cristo Rei. Além da massa, os participantes ainda desfrutaram de uma grande variedade de bolos. Já na quinta-feira, 27, a celebração inicia às 19h com o primeiro dia de tríduo de São Pedro. Em seguida, às 20h, os participantes voltarão ao Salão Cristo Rei para o rodízio de sopas, além de terem a chance de provar as comidas típicas da festa como pinhão, pastel, guloseimas, bolos e cachorro-quente. Para a animação do público, haverá também a roda da fortuna, sacola surpresa, porquinho da índia e pescaria. Ainda nesta noite será acesa a tradicional Fogueira de São Pedro, momento muito esperado por todo o público. Nosso repórter Jota Aguiar acompanhou o primeiro dia de festividades e conversou inicialmente com Clarindo Fantoni coordenador do CPC da Paróquia, confira. 

 

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD