Voluntários da Defesa Civil concluem curso de atendimento a emergências - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
06 de Dezembro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...



Voluntários da Defesa Civil concluem curso de atendimento a emergências

17/09/2019 08:53

A Prefeitura de Gaspar por meio da Superintendência de Defesa Civil realizou de 8 de agosto a 15 de setembro o Curso de Preparação para Atendimento a Emergências – CPAE. O curso foi direcionado para os voluntários da Defesa Civil e foram abertas 21 vagas, sendo que 19 pessoas concluíram o curso. A carga horária foi de 60 horas com assuntos diversos visando à preparação dos voluntários para uma possível atuação em caso de ocorrência de eventos adversos em nossa cidade.

   O curso ofereceu noções de primeiros socorros, combate a incêndios, salvamento, sistemas preventivos contra incêndio e pânico, ofidismo e animais peçonhentos, noções básicas de Defesa Civil e atendimento interno dos voluntários em apoio ao órgão, além de prática de condução de embarcações a remo.

   Neste final de semana, 14 e 15 de setembro, aconteceu o encerramento do CPAE com um Treinamento Operacional para Desastres. Na oportunidade os alunos puderam desenvolver na prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Numa área remota e de mata fechada, em meio a um cenário parecido com a realidade de um desastre, atributos como resistência física, conhecimento técnico, estabilidade emocional foram testados.

   O Superintendente da Defesa Civil de Gaspar, Evandro de Mello do Amaral avalia como de extrema importância. “O curso vem de encontro com a Lei Federal 12.608, que visa a preparação de voluntários para atuação em situação de desastres, bem como garante um atendimento de qualidade a população pela Defesa Civil, e ao mesmo tempo proporciona conhecimentos diversos que poderão ser utilizados a qualquer tempo e em qualquer lugar que se faça necessário”. ressalta

   Essa foi a primeira edição do curso, sendo que no próximo ano novas inscrições serão abertas, com a finalidade de capacitar os 203 voluntários inscritos na Defesa Civil.

 Cotas de enchente

   Em março de 2019, o prefeito Kleber Wan-Dall assinou o convênio com a Universidade Regional de Blumenau - FURB para início do levantamento das cotas de enchente e elaboração do mapa de inundação da cidade. Em julho, equipes do Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú – CEOPS, já havia passado pelos bairros Coloninha, Gaspar Grande, Bela Vista e parte do Figueira, sendo que o levantamento será realizado em todas as ruas do município.

   O investimento da Prefeitura de Gaspar no estudo de cotas de enchente e mapa de inundação é de R$ 278 mil. Além do estudo, site e aplicativo, a Defesa Civil de Gaspar também vai investir na compra de uma nova régua de medição do rio Itajaí-Açú.

Fonte: PMG

 

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD