Centro de Triagem no combate a covid completa um ano - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
02 de Agosto de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Centro de Triagem no combate a covid completa um ano

16/07/2021 01:33

Mediante a pandemia mundial ocasionada pelo coronavírus, os órgãos públicos e as comunidades tiveram que adotar medidas emergenciais e aprender juntos, a lidar com esta situação, que ainda persiste. Foi visando frear a alta demanda nas Unidades de Saúde e Hospital Municipal, que a Prefeitura de Gaspar junto a Secretaria Municipal da Saúde ativou em 15 de julho de 2020, o Centro de Triagem Ginásio Pref. João dos Santos. A estrutura que estava sendo preparada desde março do ano passado, passou a receber as pessoas com sintomas respiratórios para triagem, testagem e atendimento médico em geral, para possíveis infectados com a covid-19. O local fica na Rua Itajaí, Bairro Poço Grande nº2.300 e iniciou as atividades funcionando todos os dias da semana, das 7h às 19h incluindo finais de semana quando necessário.

Conta com três consultórios médicos, tenda de coleta de exames, tenda de observação de pacientes, tenda para farmácia e banheiros. Também há uma ambulância e uma van para deslocamento, utilizadas quando são realmente necessárias. Contava inicialmente com 15 profissionais da saúde, colaboradores da Defesa Civil, além de demais servidores que atuavam na organização, limpeza e manutenção. A ativação do C.T. Pref. João dos Santos é uma idealização do Sistema de Comando em Operações - SCO para as ações do COVID-19. Todas aquelas pessoas que passaram a ter sintomas de doenças respiratórias, passaram a ser indicadas a procurar o local.

Um elaborado esquema de triagem está em funcionamento no local, sendo que a pessoa chega, é recebida pelos agentes da Defesa Civil e direcionada para retirada da sua senha. Após testagem, o médico orienta o paciente para os cuidados necessários, agendamento de exames, encaminha ao hospital em casos graves, ou para isolamento social, dependendo de cada caso. Aos receitados, medicamentos são disponibilizados na farmácia do C.T. Mediante a alta procura dos atendimentos, cerca de 150 por dia, após meados de agosto de 2020, um mês após sua ativação, o C.T passou a atender também aos finais de semana. Sábado e domingo das 8h às 17h. O horário foi novamente reduzido para apenas dias de semana, no dia 21 de julho, mediante a queda para cerca de 40 atendimentos diários.

A partir de 21 de novembro de 2020, com base no mapa de risco dos municípios da Secretaria de Saúde do Estado, e a alta demanda na UTI do Hospital, voltam os atendimentos aos finais de semana. Com atendimentos das 8h às 17h nesses dias, as testagens aleatórias que vinham ocorrendo aos sábados foram cessadas.

2021

No início deste ano, Gaspar deu início à Campanha Nacional de Vacinação, ativando o Centro de Vacinação na Arena Multiuso Pref. Francisco Hostins. Profissionais da saúde foram o primeiro público.

Em abril, foi realizada uma nova implementação ao Centro de Triagem. Mediante a preocupação com a saúde mental dos profissionais da linha de frente de combate ao em que se vive. Não é todos que conseguem ter forças o suficiente para receber um teste positivo, ou passar pela doença sem sequelas emocionais. Por isso o município passou a oferecer esse tipo de apoio também. Neste mesmo sentido, Gaspar concebeu no final de maio, o Centro de Reabilitação Pós Covid, no Centro de Convivência dos Idosos, na Rua Frei Canísio, Bairro Coloninha.

Hoje

Até as este dia 12 de julho foram realizadas no total 18.372 consultas médicas. Ao todo, 35.586 testes de detecção de covid-19, sendo desses 17.691 exames de antígeno nasal, 9.549 exames de teste rápido e 8.346 exames RT PCR (do cotonete). Com isso, temos totalizados 50,26% de toda a população gasparense testada. Atualmente o local conta com 02 médicos, 03 Enfermeiros, 07 Técnicos de Enfermagem, 02 colaboradores administrativos e 01 higienizadora.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD